segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governo promove ação sobre análise sensorial de vinhos dos Açores


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas realiza, na ilha do Pico, uma Ação de Formação Agrária sobre “Análise Sensorial de Vinhos”.


Esta iniciativa, que decorre nas instalações do Laboratório Regional de Enologia, é organizada e coordenada pela Direção Regional do Desenvolvimento Agrário e tem a supervisão de um especialista em análise sensorial de vinhos, de qualificação internacional pertencente ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

A ação de formação tem como objetivo geral, dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permita dominar as mais modernas técnicas da Análise Sensorial de Vinhos, bem como contactarem com equipamentos e ambiente selecionado de prova e de avaliação vinícola rigorosamente acondicionado e controlado, subjacente às mais evoluídas técnicas que se praticam na Europa, e que já existem nos Açores, nomeadamente na ilha do Pico.

Para além disso, esta ação pretende também interagir de uma forma muito oportuna com o potencial vitivinícola instalado naquela ilha, bem como com a proeminente cultura da vinho e do vinho, que historicamente é uma realidade no Pico desde o seu povoamento, servindo também como uma extensão da tradicional “Adega do Pico” para um meio selecionado e técnico-científico de “Sala de Provas” de condições e exigências precisas, dominada pelas mais atualizadas técnicas que se praticam nesta matéria.

Sendo também um forte contributo para ampliar os conhecimentos vitícolas na Região, formando mais conhecedores sobre tão ambicioso saber e, simultaneamente, consolidando o desenvolvimento e a modernização que se verifica no sector da Vinha e do Vinho nos Açores.

A respetiva ação inicia-se hoje, dia 23 de Abril, pelas 19h30, e conta com a participação de 12 formandos, na sua grande maioria produtores e vitivinicultores da ilha do Pico.


GaCS

Sem comentários: