sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro assinalado nas bibliotecas públicas e arquivos regionais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo


O Dia Mundial do Livro, que se celebra anualmente a 23 de abril, será comemorado pelas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.


Assim sendo, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada assinala a data com a realização de duas iniciativas, resultado de uma parceria estabelecida com a Cooperativa Cultural Trimagisto. Nascida em Évora em 2001, esta instituição dedica-se sobretudo à narrativa oral e à mediação da leitura, âmbitos em que se inserem as iniciativas propostas.

Com efeito, por um lado, serão apresentados contos “Contapetes”, ou seja, tapetes confecionados exclusivamente em tecido, concebidos a partir de livros, e correspondendo a estes, tanto em termos de estilo ilustrativo, como em termos de estrutura narrativa. Estão previstas sessões para grupos escolares, com a duração aproximada de 60 minutos, a realizar nos dias 20, 23 e 24 de abril, às 10h00 e às 14h00, destinadas a crianças entre os 3 e os 8 anos. No dia 21 de abril, pelas 15h00, serão disponibilizadas sessões para pais e filhos. Para participar em ambas é necessária marcação prévia.

Por outro lado, será realizado um “Serão de Contos”, dirigido ao público adulto em geral, no dia 20 de abril, pelas 21 horas, com o objetivo de recordar os serões tradicionais, em que se contavam histórias.

Se o “Serão de Contos” decorre diretamente do trabalho desenvolvido pelos responsáveis da Trimagisto, Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo, como contadores de histórias, a iniciativa “Contapetes” resulta do seu encontro em 2004 com Eric Tarak Hammam e os seus “Racontetapis”, os tapetes que contam histórias.

Neste âmbito, as iniciativas da Trimagisto têm lugar, a partir de 2005, com o projeto intitulado “Palavras Andarilhas” e no Centro de Animação e Pedagogia do Centro Cultural de Belém.

Por seu turno, a Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo acolhe, no dia 23 de abril, pelas 18h00, e a propósito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, o lançamento da obra poética intitulada A tua luz costurou-me uma bainha no coração, da autoria de Daniel Gonçalves, com apresentação de Carlos Bessa.

Autor de vários livros editados, Daniel Gonçalves foi já distinguido com seis prémios de poesia, um deles internacional, além de ter recebido duas menções honrosas em concursos literários. De entre estes, destaque-se o Prémio LABJOVEM – Jovens Criadores na área da literatura, que ganhou em 2008, com o livro Poemas do tempo claro das coisas – sussurrados de novo. Mais recentemente, Daniel Gonçalves ganhou o prémio de poesia Agostinho Gomes 2011.

Carlos Bessa nasceu em Viana do Castelo em 1967, cresceu nos arredores do Porto e vive na ilha Terceira desde meados dos anos 90. Colabora na secção de livros do semanário Expresso e tem publicados vários livros de poesia.


GaCS

Sem comentários: