quarta-feira, 1 de maio de 2013

Eletrificação da zona do Cais do Mourato é compromisso do Governo dos Açores, assegura Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes assumiu hoje, no Pico, o compromisso de “resolver este problema [de eletrificação da zona do Cais do Mourato] no decorrer desta legislatura”.

Vítor Fraga, depois de reunir com cerca de 20 moradores daquela zona, explicou a solução que estava preconizada e que consistia num acordo com a Câmara Municipal, onde a autarquia assumia a eletrificação do local com a colaboração do Governo dos Açores, adiantando que “esta colaboração está dependente da Câmara Municipal da Madalena ter acesso a fundos comunitários, sendo que, da parte do Governo dos Açores, houve o compromisso de comparticipar com a parte não cofinanciada”.

"Neste momento, estamos em condições de cumprir a nossa parte do acordo”, afirmou, acrescentando que “a Câmara Municipal, não tendo acesso aos fundos para já, está a envidar todos os esforços junto da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores para o conseguir”.

Caso o consiga, adiantou Vítor Fraga, “iremos dar seguimento ao projeto no imediato”, projeto este que foi apresentado pelo Secretário Regional a todos os moradores na reunião de hoje.

No entanto, caso não seja possível à Câmara Municipal ter acesso aos fundos comunitário no decorrer deste ano, Vítor Fraga garantiu que o Governo dos Açores irá “assumir este projeto no novo Quadro Comunitário de Apoio, sendo este um compromisso de legislatura”.

“O compromisso assumido com os moradores do Cais do Mourato é que, durante esta legislatura, a situação de eletrificação do local ficará resolvida”, disse.

O Secretário Regional assegurou ainda que o Governo dos Açores irá “envidar todos os esforços junto da EDA para que, numa situação transitória, até termos a situação definitiva concluída, a EDA assegure o normal funcionamento da atual infraestrutura existente, garantindo assim a continuidade da prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica à população local”.

Para Vítor Fraga, que realçou o seu “compromisso pessoal de resolver este problema no decorrer desta legislatura”, esta é uma “solução aceitável por todas as partes”.



GaCS

Sem comentários: