Na sequência de notícias que circularam ao longo do dia de hoje sobre as valências previstas para o Hospital da Horta na proposta de restruturação do Serviço Regional de Saúde, o Governo dos Açores entende ser necessário esclarecer o seguinte:
O documento em análise aponta para a existência de novas especialidades, que se consideram mais adequadas às necessidades presentes do Hospital da Horta.
De acordo com a proposta, há efetivamente uma redução nos Cuidados Intensivos, mas na Oncologia prevê-se a manutenção do atual regime, no qual a Medicina Interna dá o apoio a estes doentes. Ou seja, mantêm-se os tratamentos oncológicos tal como existiam até agora.
Destaca-se, no entanto, uma aposta na criação de cinco novas valências, que são as especialidades de Neurologia e de Medicina Física e Reabilitação, as subespecialidades de Medicina da Dor e de Medicina de Reprodução e a competência de Emergência Médica.
Adequa-se a resposta do Hospital da Horta na Imunohemoterapia, em vez da Hematologia Clínica.
Embora já existissem consultas em algumas destas especialidades, em regime esporádico, o que se pretende agora é fixar médicos, de modo a que o Hospital da Horta alargue, de uma forma estruturante, as suas capacidades nestas áreas.
Em termos práticos, o Hospital da Horta, com as novas especialidades, acaba por ganhar importância no quadro hospitalar regional.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário