quarta-feira, 1 de maio de 2013

Governo dos Açores assegura apoio técnico à Associação Raríssimas do Pico


A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou hoje um protocolo de cooperação com o Centro Raríssimo da Associação Raríssimas destinado a assegurar a presença de um técnico nesta instituição, que se “dedica à problemática da deficiência” na ilha do Pico.

Piedade Lalanda salientou que a Associação Raríssimas procura alargar a sua atividade, de apoio a vários tipos de deficiência, “numa visão de ilha e não apenas de concelho”.

Ainda segundo a Secretária Regional, outra preocupação da associação “é ter uma perspetiva integradora das pessoas com deficiência por via de uma empregabilidade”.

Nesse sentido, os seus responsáveis estão empenhados em criar uma unidade de economia solidária que possa constituir uma oportunidade de emprego para estas pessoas.

“Cabe ao Governo reconhecer este espírito de cidadania que é o voluntariado e o trabalho de quem agarra uma causa e está disponível para abrir horizontes a pessoas que necessitam”, frisou Piedade Lalanda.

Para além da unidade terapêutica no concelho de S. Roque, a associação está a implementar um Centro de Recursos de Ajudas Técnicas na Madalena, que visa permitir o acesso a cadeiras de rodas ou canadianas a pessoas que necessitam, numa perspetiva de reciclagem e de reutilização.

O acordo hoje celebrado, num encontro integrado na visita estatuária do Governo Regional à ilha do Pico, prevê um apoio de 14 mil euros ao Centro Raríssimo da Associação Raríssimas.



GaCS

Sem comentários: