sábado, 11 de maio de 2013

Governo Regional promove sessões sobre 60 anos de emigração para o Canadá nas escolas secundárias


O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, vai promover, entre 13 de maio e 1 de outubro, em todas as escolas secundárias da Região, a iniciativa 'Vivências da Nossa Gente', que visa assinalar os 60 anos de emigração açoriana para o Canadá.

A primeira sessão decorrerá segunda-feira na Escola Secundária Manuel da Arriga, na Horta, às 15h00, assinalando o dia exato da chegada do navio 'Saturnia' à doca 'Pier 21', em Halifax, transportando os primeiros emigrantes açorianos.

A sessão contará com os testemunhos de Maria Palmira Dutra, natural da freguesia da Praia do Norte, e Manuel Silveira Dutra, natural da freguesia do Capelo , que emigraram a 22 de abril de 1960, para o Canadá.

Todas as apresentações a realizar nas escolas secundárias dos Açores terão a presença de açorianos que regressaram à Região depois de terem emigrado para o Canadá nos anos 50 e 60, que relatarão as suas histórias de vida e o seu percurso emigratório.

Estes relatos de emigrantes regressados serão acompanhados com a apresentação de fotografias e documentos diversos relativos ao quotidiano e às vivências destes açorianos ao longo das décadas, na sua terra de origem e nas cidades de acolhimento.

Com este projeto, que percorrerá nos próximos meses todas as ilhas da Região, o Governo dos Açores pretende promover o conhecimento de histórias e percursos de vida dos emigrantes pioneiros, inscrevendo-os na memória coletiva dos açorianos e valorizando-os, muito em especial, junto dos mais jovens.

Esta iniciativa pretende ainda fomentar o incremento das relações intergeracionais e promover um conhecimento aprofundado de diversas dimensões da Açorianidade, através da transmissão aos jovens de memórias culturais, valores e saberes e da sua evolução desde a década de 50 até ao presente.

Neste mês de maio, estão previstas sessões nas escolas secundárias da Madalena (dia 14), das Lajes, (dia 15) e de S. Roque (dia 16), todas na ilha do Pico, mas também no Colégio do Castanheiro (dia 22), em Ponta Delgada, e na Escola Secundária de Santa Maria (dia 23).

Para o mês de junho, estão agendadas sessões nas escolas EBI Mouzinho da Silveira (dia 3), na ilha do Corvo, na EBS das Flores (dia 4), na EBS de Vila Franca do Campo (dia 5) e na EBS da Povoação (dia 6), na ilha de São Miguel.

Entre 23 de setembro a 1 de outubro, a Direção Regional das Comunidades percorrerá as restantes 12 escolas das ilhas de São Miguel (Laranjeiras, Antero de Quental, Domingos Rebelo, Ribeira Grande, Nordeste e Lagoa), Terceira (Vitorino Nemésio, Jerónimo Emiliano de Andrade e Tomás de Borba), São Jorge (Calheta e Velas) e Graciosa.



GaCS

Sem comentários: