A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, está a proporcionar às empresas de exploração florestal uma ação de formação sobre 'Segurança e Técnicas de Utilização da Motosserra, Conservação e Manutenção de Equipamentos'.
O curso, que decorre esta semana no Pinhal da Paz, em São Miguel, está a ser ministrado por Técnicos do Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), único centro de formação do país com vocação específica para a exploração florestal, que faz parte da orgânica do Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No total, serão proporcionadas 32 horas de formação em horário laboral a 22 formandos, provenientes de oito empresas relacionadas com prestação de serviços em exploração florestal na ilha de São Miguel.
O curso prevê um conjunto de ações que fazem parte da implementação de um Sistema de Gestão Florestal reconhecido pelo FSC (Forest Stewardship Council), no Núcleo Florestal da Achadinha, e visam a sensibilização e capacitação dos colaboradores/prestadores de serviços que operam em áreas certificadas.
Esta iniciativa, considerada fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Gestão Florestal que a Direção Regional dos Recursos Florestais pretende adotar, vai colmatar a falta de formação dos operadores de motosserra, que assumem responsabilidade na manutenção e utilização destes equipamentos em São Miguel, contribuindo para a eficiência e competitividade das empresas do setor da Produção Florestal.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário