terça-feira, 7 de maio de 2013

Vasco Cordeiro reafirma importância das medidas para promover criação de emprego nos Açores


O Presidente do Governo dos Açores reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância que o executivo atribui às questões do emprego, recordando as medidas que constam da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial e os programas que foram lançados na sua sequência.

“São iniciativas que estão já no terreno, que estão já a ser implementadas e que acreditamos que contribuem para que se alcance, não apenas o objetivo de lidar o melhor possível com esta situação do desemprego, mas que ajudem a criar condições para a criação de emprego”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência que concedeu à CGTP/Açores, que lhe entregou o seu caderno reivindicativo.

Vasco Cordeiro recordou que este conjunto de medidas já em execução inclui, entre outras, o reforço das qualificações das pessoas que estão desempregadas e apoios para que as empresas tenham condições para aumentar a sua atividade e criarem mais emprego.

Relativamente ao aumento do complemento regional do salário mínimo, o Presidente do Governo afirmou que ele será concretizado logo que existam condições para isso, de forma a promover o consumo interno.

“Nós entendemos que a situação atual não nos permite acolher esta medida”, afirmou Vasco Cordeiro, garantindo que, logo que esteja “ultrapassada a atual conjuntura que vivemos”, o aumento do salário mínimo regional “é o caminho a seguir”.

O Presidente do Executivo assumiu que esta é uma das questões em que o Governo Regional não tem o mesmo entendimento que a central sindical e está também em desacordo com o Governo da República.

“É uma diferença fundamental entre o que é o entendimento do Governo dos Açores e o entendimento do Governo da República. Nós entendemos que a conjuntura em que vivemos e a situação débil que vivem as empresas é que é a razão que não nos permite avançar por este caminho, ao contrário daquilo que aparenta o Governo da Republica, para quem esta é uma questão estrutural que deveria melhorar as condições de empregabilidade”, salientou.

Antes deste encontro com a CGTP/Açores, o Presidente do Governo recebeu em audiência o Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, com que abordou diversas questões relacionadas com a melhoria do funcionamento do Serviço Regional de Saúde (SRS).

Nesse sentido, Vasco Cordeiro salientou que foram abordados projetos, como o do Enfermeiro de Família, que contribuem para que seja possível alcançar um objetivo comum à Ordem dos Enfermeiros e ao Governo Regional, que é “a melhoria dos cuidados de saúde, a melhoria da acessibilidade e a garantia de que temos um SRS que, cada vez mais, serve as Açorianas e os Açorianos”.




GaCS

Sem comentários: