sexta-feira, 7 de junho de 2013

Luiz Fagundes Duarte assegura apoio a projetos científicos sustentáveis

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura assegurou hoje que o Governo dos Açores apoiará "projetos concretos que sejam viáveis cientificamente, sustentáveis financeiramente e que dêem garantias de continuidade, assegurando postos de trabalho científico, e de retorno económico”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na sessão de abertura das Jornadas “Ciência nos Açores – Que Futuro?”, em Ponta Delgada, considerou, por isso, ser “necessário redefinir-se os eixos considerados como estruturantes” para o sistema científico regional.

“Acreditamos que os Açores têm os recursos endógenos suficientes, e a massa crítica necessária, para se tornarem uma referência de Investigação e Desenvolvimento, tomando partido da sua posição entre dois dos blocos mundiais mais dinâmicos nestas áreas – a Europa e os Estados Unidos -, bem como da sua inserção no espaço da Macaronésia”, afirmou.

O Secretário Regional recordou, a propósito, o investimento total de perto de 30 milhões de euros que o anterior Executivo promoveu, quer no apoio a projetos quer em equipamentos, junto da Universidade dos Açores, cuja tutela depende do Governo da República.

Na atual legislatura, garantiu Luiz Fagundes Duarte, o Governo dos Açores “continuará a investir nos seus cientistas e a apoiar a Universidade”, estando previsto, só para o corrente ano, um valor superior a 1,6 milhões de euros para bolsas de investigação científica.

Este investimento, “é a prova clara de uma aposta no futuro da Região e dos açorianos, com vista à obtenção de um melhor conhecimento da realidade que nos rodeia, à melhoria da nossa competitividade empresarial, à criação de conhecimentos úteis para a prevenção de riscos e catástrofes e à valorização dos nossos agentes científicos, representando, por tudo isso, um contributo para o progresso da humanidade”.

Luiz Fagundes Duarte anunciou igualmente a publicação dos editais para concursos aos apoios à realização de congressos e reuniões científicas e ao funcionamento dos centros de ciência, bem como da portaria relativa à primeira fatia de apoio à tripolaridade da Universidade dos Açores, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

O Secretário Regional reafirmou que a Universidade dos Açores constitui “o pilar da política científica nos Açores”, defendendo que “a Universidade deve ser dotada pelo Governo da República, do qual depende, dos meios necessários à prossecução da sua missão de ensino e investigação, não só pela sua importância no contexto regional, mas sobretudo pela projeção atlântica que confere ao país”.

Luiz Fagundes Duarte garantiu que o Governo dos Açores, no âmbito das suas competências, tudo fará, “perante o desinvestimento que o Governo da República tem vindo a fazer na Universidade dos Açores, para defender intransigentemente a nossa Universidade, o conhecimento que produz e os recursos humanos que forma, com ela articulando a nossa política para o setor da ciência”.

As Jornadas “Ciência nos Açores – Que Futuro?”, que decorrem hoje e sábado, reúnem mais de uma centena de investigadores, bolseiros, empresários e entidades públicas e privadas, tendo em vista divulgar o potencial científico da Região, promover o estabelecimento de contatos, a discussão e a criação de sinergias entre os participantes.

Anexos:

2013.06.07-SRECC-JornadasCiênciaAçoresQueFuturo.mp3

GaCS

Sem comentários: