domingo, 13 de março de 2016

Diretor Regional das Comunidades afirma que diáspora açoriana é “património ímpar e indissociável da Pátria portuguesa”

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em São Diego, na Califórnia, que a diáspora açoriana “constitui um património ímpar e indissociável da Pátria portuguesa”, destacando a importância da preservação da sua identidade cultural e do envolvimento das novas gerações.

“Jamais podemos falar de Portugal sem incluirmos a nossa comunidade emigrada disseminada pelo mundo, os seus descendentes e todos aqueles que, mesmo não tendo ligação genética com o país, se identificam e defendem os nossos interesses e vivem a Açorianidade em tantas partes do mundo”, salientou Paulo Teves, que falava na cerimónia de atribuição de prémios do 40.º Congresso da Luso American Education Foundation, que decorreu na União Portuguesa da Sociedade do Espírito Santo.

Na sua intervenção, Paulo Teves elogiou as comunidades açorianas na Califórnia pela participação cívica exemplar na sociedade norte-americana, “não renegando a sua identidade arquipelágica, apesar de se encontrarem a milhares de quilómetros de distância dos Açores”.

O Diretor Regional das Comunidades destacou as manifestações que as comunidades açorianas realizam neste estado norte-americano, “não apenas para atenuar a saudade que o espaço físico e temporal geram, mas também para perpetuar no tempo as vivências de outrora, que fazem parte da genética cultural de cada Açoriano”.

“Os grupos folclóricos, as bandas filarmónicas e as Festas do Divino Espírito Santo são alguns bons exemplos da persistência, do empenho e da dedicação da nossa comunidade, que constituem peças fundamentais da afirmação da Açorianidade e de Portugal no mundo”, afirmou.

Para Paulo Teves, o desafio atual está na “capacidade de congregar mais jovens nesta missão que tem sido, constantemente, assumida por várias gerações, desde os pioneiros Açorianos que chegaram à costa oeste dos Estados Unidos”.

“O Governo dos Açores, auscultando as nossas comunidades, as suas preocupações  e aspirações, tem desenvolvido diversas iniciativas que aliam a preservação da identidade cultural açoriana ao encontro das novas gerações, para que consigamos despertar-lhes o interesse de conhecer as suas raízes”, frisou Paulo Teves.

Nesse sentido, salientou que “a criação do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades e o seu sitio de Internet, lançados no ano passado, ou os novos sítios dedicados aos grupos folclóricos e bandas filarmónicas de ambos os lados do Atlântico, que ficarão disponíveis este ano, constituem um contributo essencial na aproximação às novas gerações”.

O Diretor Regional das Comunidades defendeu ainda que deve ser “privilegiado o contacto dos jovens dos Açores com os emigrados e açordescendentes para a concretização de projetos comuns que promovam a partilha de experiências e o conhecimento”, salientando que está prevista a realização em 2016 de um curso sobre os Açores de hoje, dirigido a jovens das comunidades, para que possam “conhecer a história, a geografia, a cultura e as potencialidades atuais da Região e sejam catalisadores da criação de projetos que enriqueçam e dignifiquem as comunidades e, consequentemente, prestigiem os Açores”.

No âmbito da visita que está a realizar às comunidades açorianas na Califórnia, Paulo Teves participa hoje, em São Diego, numa cerimónia em memória dos pescadores de atum, atividade em que os emigrantes portugueses, na sua maioria oriundos dos Açores, tiveram um papel preponderante.

Nos próximos dias, Paulo Teves estará nas cidades de São José, Turlock e Hilmar, onde terá encontros com diversas organizações e com as comunidades açorianas ali residentes.



GaCS

Sem comentários: