sábado, 12 de março de 2016

Diretor Regional das Comunidades considera “essencial” reforço da ligação dos jovens à terra de origem dos pais e avós

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em São Diego, na Califórnia, que é “essencial promover iniciativas dinâmicas que reforcem a ligação dos jovens açor descendentes à terra de origem dos seus pais e avós”.

“Considerando a distância temporal e geográfica que nos separa, o Governo Regional tem incentivado e criado instrumentos de divulgação dos Açores nas comunidades, em especial para a participação dos jovens, não apenas na vida associativa comunitária, mas também contribuindo para o progresso da nossa terra”, frisou Paulo Teves, que falava na cerimónia de abertura do 40.º Congresso da Luso American Education Foundation.  

Na sua intervenção perante dezenas de participantes, Paulo Teves enalteceu o trabalho desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa no estrangeiro, considerando que são “verdadeiros embaixadores da Portugalidade no mundo”, uma vez que, para além do ensino da língua de Camões, promovem a cultura portuguesa.

O Diretor Regional das Comunidades manifestou a satisfação do Governo dos Açores em associar-se às iniciativas da Luso American Education Foundation, não apenas na realização do seu congresso anual, mas também através da participação do ‘Jovem Embaixador Cultural Açoriano’ no LAEF Summer Camp, onde participam dezenas de jovens lusodescendentes.

“É através das parcerias e do compromisso das entidades na conjugação de esforços e na definição de estratégias comuns que podemos ter mais Açores nas Comunidades e mais Comunidades na Região”, salientou Paulo Teves.

O Congresso, subordinado ao tema ‘Novas Rotas para a Língua e Comunidades Portuguesas’, conta com o apoio do Governo dos Açores e pretende congregar professores e alunos de Português, dirigentes associativos e agentes culturais do Estado da Califórnia na promoção do legado luso nos Estados Unidos da América, bem como divulgar a identidade cultural portuguesa junto dos mais jovens.

Organizado pela LAEF, instituição fundada em 1963 e uma das maiores organizações culturais luso-americanas nos EUA, o programa congrega diversas atividades, incluindo conferências, exposições, ações de formação dirigidas a professores de Português e encontros com a comunidade portuguesa emigrada na Califórnia.

No âmbito desta deslocação à Califórnia, Paulo Teves encontra-se hoje com a comunidade portuguesa, na sua maioria de origem açoriana, residente na cidade de San Diego, num jantar integrado no Congresso da LAEF, no United Portuguese SES.



GaCS

Sem comentários: