sábado, 5 de março de 2016

Ensino profissional é uma grande aposta do Governo dos Açores, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo destacou, na Praia da Vitória, a “aposta” do Executivo no ensino profissional, que se traduziu numa média anual de cerca de 3.000 jovens a frequentar cursos de formação nos últimos anos.

Sérgio Ávila, que falava sexta-feira no encerramento do Campeonato Regional das Profissões, revelou que esta “aposta ganha” representou um investimento de mais de 86 milhões de euros só nos últimos sete anos.
“Mesmo antes de operacionalizar o novo quadro comunitário, o Governo dos Açores assegurou, ao contrário do que se verificou no resto do país, que a formação profissional continuasse sem qualquer tipo de quebra, garantindo o necessário financiamento, em conjunto com as escolas profissionais da Região, num valor total de 36,8 milhões de euros, assumindo os respetivos encargos financeiros”, afirmou.
Para o Vice-Presidente, “a parceria com as escolas profissionais é de suma importância e indispensável em qualquer projeto de desenvolvimento”, como é o caso da “resposta adequada, ao nível da formação” de profissionais que trabalham no setor do turismo, cujo aumento significativo colocou novos desafios.
“No futuro iremos deparar-nos com novas oportunidades, certamente em outros setores, e só poderemos aproveitá-las se pudermos contar com uma população altamente qualificada”, frisou Sérgio Ávila, acrescentando que os Açores querem ser “uma região mais produtiva, mais competitiva e mais moderna” e têm “a matéria-prima indispensável”. 
Na sua intervenção, o Vice-Presidente lembrou que, após a formação, os jovens têm ao seu dispor vários programas de apoio à entrada no mercado de trabalho, como é o caso do Estagiar T, em que o Governo dos Açores investe todos os anos cerca de 3,6 milhões de euros.

“Este tem sido, por excelência, o programa que permite a transição dos jovens que completaram o seu curso profissional para o mundo do trabalho”, disse Sérgio Ávila, sublinhando que esta primeira resposta disponibilizada pelo Governo Regional já possibilitou que “6.680 jovens Açorianos iniciassem a sua inserção no mercado de trabalho.”

O Vice-Presidente aludiu também ao Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE), que tem por objetivo o apoio à transição para o mercado de trabalho de jovens que se encontrem a terminar o seu estágio, no âmbito do programa Estagiar L e T.

No quadro deste programa, que concede um apoio financeiro às entidades empregadoras que procedam à contratação, com ou sem termo, e a tempo completo, de estagiários do programa Estagiar L e T, “já celebraram contratos de trabalho 1.094 jovens estagiários”, revelou.

Sérgio Ávila felicitou os vencedores da competição, a quem desejou sorte para o Campeonato Nacional, que se disputa em Coimbra, no mês de maio, e lembrou que os Açorianos já conquistaram 96 medalhas em provas nacionais e internacionais.

O Vice-Presidente frisou, no entanto, que “a conquista de medalhas não é o objetivo da formação profissional.”

O grande objetivo, segundo referiu, é o de “proporcionar qualificações que permitam aos jovens de hoje serem, no futuro próximo, os melhores possível em cada área profissional”, acrescentando ser por isso que, aos campeões que vão representar os Açores em Coimbra, nada mais se exige do que aquilo que demonstraram neste campeonato, nomeadamente “esforço, lealdade, profissionalismo”.

“É quanto basta para deixar os Açores orgulhosos dos seus jovens profissionais”, sublinhou o Vice-Presidente do Governo.



GaCS

Sem comentários: