segunda-feira, 14 de março de 2016

Governo dos Açores coordena obra de proteção costeira de Rabo de Peixe

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou que “o projeto de obra de proteção costeira de Rabo de Peixe já está em desenvolvimento”, acrescentado que “a intervenção a realizar tem um valor estimado na ordem dos 3 milhões de euros”.

Fausto Brito e Abreu falava no âmbito de uma reunião com o Presidente de Câmara da Ribeira Grande e o Presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe com o objetivo de coordenar os trabalhos relativos à obra de intervenção para a proteção da orla costeira de Rabo de Peixe.

“Neste momento encontram-se em curso trabalhos de prospeção geológica na Rua de São Sebastião para completar os estudos anteriormente realizados”, afirmou o governante.

A obra irá abranger uma área de 350 metros de extensão, enraizada no enrocamento do contra molhe sul do porto de pescas, protegendo toda a baía, sendo construído um quebra-mar para a proteção da base da falésia, que possui uma berma reconfigurável ao longo do tempo.

Prevê-se também a realização de trabalhos na vertente e na crista da arriba, nomeadamente a reconstrução de um descarregador de águas pluviais que colapsou.

O projeto em desenvolvimento compreende ainda a impermeabilização de alguns terrenos desocupados, no sentido de impedir a infiltração na crista da arriba e encaminhar as águas para o sistema de drenagem pluvial do arruamento, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a proteção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.

Os trabalhos de impermeabilização na crista da arriba e de encaminhamento de águas residuais para as respetivas redes serão articulados com intervenções da responsabilidade da autarquia da Ribeira Grande.

Naquela área de Rabo de Peixe, o Governo dos Açores já procedeu, igualmente, à demolição de mais de duas dezenas de imóveis em risco, tendo-se procedido ao recuo do limite do passeio do lado norte e à imposição de restrições ao trânsito no arruamento.



GaCS

Sem comentários: