segunda-feira, 14 de março de 2016

Obras na nova Escola Básica e Integrada Canto da Maia decorrerão com toda a segurança, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura reiterou hoje que as obras de construção da nova Escola Básica e Integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada, decorrerão com toda a segurança, embora reconheça  que, como todas as obras, cause “sempre alguns incómodos”.

“Esta empreitada, como todas as outras obras, causará sempre alguns incómodos. Nós vamos fazer todos os esforço para os minorar”, afirmou Avelino Meneses aos jornalistas no final de um encontro que manteve com representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação daquela escola de Ponta Delgada.

Para esta obra, cujo início está dependente ainda dos prazos de alguns procedimentos em curso, a Secretaria Regional da Educação e Cultura tem “uma dupla preocupação” que reside no facto de “garantir a regularidade do funcionamento das aulas e, simultaneamente, garantir a segurança da comunidade escolar”.

“Estamos em crer que isso será efetivamente conseguido, até porque a Secretaria Regional da Educação e Cultura tem uma longa experiência de obras similares, desta tipologia, que decorrem com alunos intramuros, que foram ou estão a ser substituídas por novos edifícios como, por exemplo, Velas ou Calheta, em S. Jorge”, enfatizou.

Avelino Meneses garantiu, ainda, que a remoção do amianto, presente no teto dos atuais edifícios, será “feita com toda a segurança, obedecendo às regras em vigor”. Estes trabalhos, que serão realizados por equipas especializadas, decorrerão em períodos em que não se registam atividades escolares e “serão adotadas as medidas em casos semelhantes para evitar ruídos excessivos e a circulação de poeiras em excesso”, frisou.

Durante a fase de execução de obras, que se prolongarão por cerca de dois anos, estarão igualmente garantidos o acesso à escola de pessoas com mobilidade condicionada e de viaturas de emergência, caso seja necessário, adiantou.

A nova Escola Básica e Integrada do canto da Maia terá uma capacidade para 960 alunos distribuídos pelo ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos e ensino Especial, concretamente 160 alunos para a educação pré-escolar, 250 alunos para o 1º ciclo e 550 alunos para o 2º ciclo.

Constituída por nove blocos interligados, o novo edifício contempla 8 Salas de atividades, 27 Salas de aula normal para o 1º e 2º Ciclos, 3 Salas de música, 2 Salas de Informática, 3 Salas EVT, 2 Laboratórios de Ciências da Natureza, Refeitório, Auditório e Mediateca.

Anexos:
2016.03.14-SREC-CantodaMaiaPDL.mp3

GaCS

Sem comentários: