quarta-feira, 6 de julho de 2016

Rodrigo Oliveira participa na Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, em Bratislava

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas participa, a 8 e 9 de julho, em representação do Presidente do Governo, na Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, uma iniciativa do Comité das Regiões integrada na Presidência eslovaca do Conselho da União Europeia.

A cimeira, que decorre em Bratislava, na Eslováquia, é o mais importante evento organizado pelo Comité das Regiões, decorrendo de dois em dois anos, com cerca de 700 participantes, membros de governos e de assembleias de regiões e cidades da União Europeia, altos representantes de Estados-membros e das instituições europeias, bem de diversos outros organismos.

Os trabalhos desta 7.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades são compostos por sessões plenárias, em cuja abertura marcarão presença, entre outros, o Primeiro-Ministro da Eslováquia, Robert Fico, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Energia, Maroš Šefčovič, onde o financiamento europeu para as regiões, a política de coesão e o desenvolvimento sustentável serão temas em destaque.

Ao longo dos dois dias de trabalhos, decorrem também diversas mesas-redondas e debates, onde serão abordadas temáticas como a captação de investimentos da UE para as regiões e cidades e o empreendedorismo inovador, passando pelas infraestruturas e políticas energéticas e as regiões inteligentes e digitais.

Na sessão de encerramento, será debatida e adotada a Declaração de Bratislava, que deverá ter uma forte mensagem política das regiões e cidades, no seguimento dos acontecimentos recentes na União Europeia.

No âmbito desta cimeira, Rodrigo Oliveira participa ainda, na qualidade de suplente do Presidente do Governo e Vice-Presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, na reunião extraordinária da Mesa do Comité das Regiões, órgão de coordenação política composto pelo presidente e vice-presidentes, pelos coordenadores das delegações nacionais e pelos presidentes das comissões e dos grupos políticos.

A Presidência eslovaca do Conselho da União Europeia teve início a 1 de julho e decorre até ao final do segundo semestre deste ano, sendo a primeira presidência deste Estado-membro, que aderiu à UE em 2004 e à moeda única em 2009.



GaCS

Sem comentários: