quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo avança com plano para a melhoria do “Ananás dos Açores”



O Governo Regional vai avançar com um plano para a melhoria do “Ananás dos Açores” com vista a reforçar a qualidade da sua produção e comercialização.

A decisão, hoje anunciada em Ponta Delgada pelo Secretário Regional da Presidência, foi aprovada na reunião de quarta-feira do Conselho do Governo.

O “Ananás dos Açores”, com Denominação de Origem Protegida (DOP) reconhecida, é um produto fortemente associado à imagem da Região, com significativa importância histórica e económica, dada a sua qualidade diferenciada e o seu elevado valor gastronómico, paisagístico e cultural.

Todavia, o Executivo açoriano está consciente que factores como “a acentuada sazonalidade da produção e o decréscimo das estruturas produtivas” traduzem-se em “dificuldades com as quais esta cultura se debate no esforço de valorização em relação ao ananás de cultivo ao ar livre, entretanto introduzido no mercado”.

Desta forma,”afigura-se prioritário desenvolver um plano estratégico de requalificação e renovação deste sector da fruticultura regional, envolvendo os seus agentes e potenciando parcerias e medidas concertadas que promovam ainda mais a qualidade e a valorização deste produto nos mercados regional e nacional”, destacou André Bradford ao apresentar o comunicado da última reunião do Conselho do Governo.

Segundo explicitou, o plano para a melhoria do “Ananás dos Açores” contemplará o “apoio à investigação, revisão do sistema de apoios técnicos e financeiros e actualização do caderno de especificações da denominação protegida e do quadro legal de protecção da cultura”.



GaCS/FG

Sem comentários: