sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ampliação da central termoeléctrica de Santa Maria concluída em 2010




O Director Regional da Energia assegurou, no âmbito da visita estatutária que decorre em Santa Maria, que a ampliação da Central Termoeléctrica do Aeroporto daquela ilha ficará concluída em 2010.

Segundo adiantou Cabral Vieira, neste momento está a ser remodelado em Santa Maria todo o sistema electroprodutor da EDA, com a substituição dos antigos geradores por novos equipamentos de produção.

Para além de garantir o abastecimento a toda a ilha, pretende-se também com esta obra dar maior segurança e estabilização à própria rede, adiantou o director regional durante a visita que efectuou ao empreendimento.

Apesar de reconhecer a actual indispensabilidade da produção térmica, como forma de estabilizar a rede eléctrica em Santa Maria, Cabral Vieira defendeu ser necessária uma aposta, cada vez mais forte, ao nível da penetração das energias renováveis.

Conforme indicou, "logo que termine a ampliação da central estarão reunidas as condições para avançarmos também para a expansão do parque eólico, através da instalação de dois novos aerogeradores".

O Director Regional da Energia anunciou também que, dentro de dias, irá ser ligada à rede pública de Santa Maria a primeira estação foto-voltaica, pertença de uma instituição particular de solidariedade social.

Cabral Vieira disse ainda esperar que muitas IPSS, empresas e particulares se candidatem a este sistema, chamado “Renováveis na Hora”, que permite produzir a energia que cada qual consome e vender o excedente à rede pública.


GaCS/FG/SF

Sem comentários: