domingo, 25 de abril de 2010

Terreiro de São Mateus protegido e requalificado




O Secretário Regional do Ambiente e do Mar presidiu esta tarde à cerimónia de inauguração da obra de requalificação da orla costeira do Terreiro de São Mateus da Calheta, em Angra do Heroísmo.

A intervenção, que custou 700 mil euros, permitiu reforçar a segurança da orla costeira e proteger das intempéries as casas existentes na zona, ao mesmo tempo que criou um espaço de lazer.

O Terreiro era a zona de implantação principal primitiva da freguesia, mas um furacão ocorrido em 1895 danificou seriamente o aglomerado habitacional e a própria igreja de São Mateus, o que levou os habitantes a expandirem o povoado para outra zona e construir uma igreja nova.

Segundo disse aos jornalistas Álamo Meneses, esta obra, para além da segurança que garante, “veio dar uma qualidade muito diferente a esta zona, onde havia ruínas e depósitos de entulho resultantes da reconstrução do sismo de 1980”.

Para além do manto de protecção ali construído, “a obra permitiu requalificar toda a zona, abrir um arruamento e criar uma nova relação entre a freguesia e o mar”, disse ainda o governante.



GaCS/FA

1 comentário:

João Rocha disse...

Esta obra tão importante veio "requalificar" e "proteger" uma área que antes tinha um valor histórico inestimável (a muralha antiga) e que agora na passa de um muro feito com a antiga muralha que se encontra quase toda de baixo das pedras... Requalificar??? Proteger??? Sou um surfista terceirence e que me lembre nunca ouvi falar de o mar ter subido às casas onde o fez... A culpa é dos surfistas que pediram para tirar as pedras? O que pedimos foi que deixassem a praia de calhau rolado como estava antes e não foi o que fizeram... Tiraram pedra a mais e deixaram uma praia que antes tinha calhau rolado com areia... veio o mar e la foi o que foi e podia ter sido bem pior... para alem de terem tirado quase toda a pedra que la colocaram e a que ja la existia deixaram ficar a estrada sem a protecção do muro que existia antes... a mim pareceu-me que foi um convite ao mar saltar... engenheiros e arquitectos que naoviram isto deixam-me graves suspeitas de que mesmo que entulhem de calhau toda a orla costeira mais cedo ou mais tarde vamos ver a asneira que aqui foi feita... Grande requalificação que foi feita!! Vamos é encher a nossa costa com tretrapodes e paredes de calhau porque é isso que embeleza a nossa ilha! Vamos construir bairros em cima de outras zonas que sempre estiveram em constante erosão e depois temos mais desculpas para encher a nossa costa cheia de calhau... Belas recordações vão levar os turistas... Tretrapodes, pontões e cimento... A "Natureza intacta" que orgulhosamento já publicitamos como sendo os açores... Já agora avancem com o projecto do porto de cruzeiros na baia de angra, cheio de pontões e tetrapodes no meio da baia... Já estou mesmo a imaginar os turistas a passear junto à prainha de angra a desfrutarem dor por de sol por detras de um pontão!!! Abram os olhos! À formas muito menos intrusivas de se proteger a costa.. e ao contrário do que muitos pensam muito mais economicas e viaveis e que favorecem os açores... Procurem a melhor solução ao invés da que está mais à mão...