quinta-feira, 29 de abril de 2010

EBS de Santa Maria assinala vitória no concurso “Rock in Rio Escola Solar”



A Secretária Regional da Educação e Formação descerrou hoje uma placa na Escola Básica e Secundária de Santa Maria para assinalar a vitória de um grupo de alunos do 8º ano no concurso “Rock in Rio Escola Solar”.

Em Janeiro a Escola Básica e Secundária de Santa Maria foi premiada no concurso “Rock in Rio Escola Solar”, com um projecto de redução de emissões de CO2 e de consumo de energia numa instituição de apoio social.

O projecto da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, elaborado em parceria com a Ecoteca de Santa Maria e com a Agência Regional de Energia, envolveu 19 alunos de uma turma do oitavo ano de escolaridade e centrou-se no Recolhimento de Santa Maria Madalena, instituição particular de solidariedade social que acolhe cerca de 20 idosos.

Durante a visita à EBS de Santa Maria, Lina Mendes disse que a distinção deste projecto mariense constitui “uma mais valia para a escola”, mas também “para toda a comunidade educativa açoriana”.

Em concreto o projecto prevê a redução de emissões de CO2 através da instalação de um sistema fotovoltaico para produção de energia e a troca de lâmpadas por outras mais eficientes.

A componente de sensibilização para as questões da energia e do ambiente e outra de apoio social, que inclui a construção de um sítio na Internet e a elaboração de um vídeo sobre o Recolhimento de Santa Maria Madalena, que funciona num antigo convento em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria são outro dos objectivos do projecto.

As escolas que apresentaram os melhores projectos, onde se inclui a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, vão receber 50 t-shirts e bilhetes para um dos dias do Festival Rock in Rio-Lisboa 2010, além de um sistema fotovoltaico e um sistema solar de produção de águas quentes sanitárias.

O coordenador do projecto na EBS de Santa Maria, o professor Ruan Nolasco, adiantou que o sistema fotovoltaico ficará instalado na escola durante 15 anos e o sistema solar de produção de águas quentes sanitárias, a instalar no ginásio, passa a ser propriedade do estabelecimento de ensino.

O concurso 'Rock in Rio Escola Solar' integra-se na Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e no Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, tendo recebido 291 candidaturas de 251 escolas de todo o país.


GaCS/RM

Sem comentários: