quinta-feira, 29 de abril de 2010

Governo investe 1,2 milhões de euros na construção de uma creche em Santa Maria



O Governo dos Açores vai investir 1,2 milhões de euros na construção de uma creche em Santa Maria, com capacidade para acolher 50 crianças. Com a construção deste equipamento, todas as ilhas dos Açores ficam dotadas por esta resposta social.

A informação foi avançada hoje pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante a cerimónia de apresentação do estudo preliminar da referida infra-estrutura, a qual foi presidida pelo Presidente do Governo.
A primeira creche de Santa Maria possuirá um berçário, complementado com copa de leite, com capacidade para 10 bebés.

Este equipamento terá, ainda, um núcleo destinado ao escalão etário de 1 a 2 anos, com uma lotação para 20 crianças, composto por sala de actividades e dormitório.

O edifício contemplará, também, um espaço destinado a 20 crianças dos 2 aos 3 anos, um gabinete administrativo, instalações de serviço, áreas técnicas destinadas a cozinha e lavandaria, sala de pessoal, instalações sanitárias e vestiários.

O empreendimento abrangerá, igualmente, áreas de recreio exterior, salas de actividades e uma ampla sala polivalente que integra uma antiga Capela, que, para o efeito, será recuperada.

Com vista à instalação da creche, as actuais ruínas de dois edifícios serão recuperados e reabilitados 400 anos depois da sua edificação.

Segundo a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, ainda durante o actual mandato, o Governo pretende iniciar com a construção do Centro de Dia de São Pedro, cujo estudo prévio já foi apresentado.

Alargar o apoio domiciliário aos fins-de-semana, criando, para o efeito, um serviço na freguesia de Santo Espírito é outro dos objectivos do executivo açoriano.

Actualmente existem na Região 56 creches e jardins-de-infância, abrangendo quase 5 mil crianças.

Entre 1996 e 2009, o Governo investiu mais de 91 milhões de euros no alargamento da rede de equipamentos e serviços sociais da Região. Um investimento que, no entender de Ana Paula Marques, permitiu um aumento do número de equipamentos sociais nos Açores, ou seja, de 239 para 690, correspondendo a um crescimento de 289%.

De acordo com a governante regional, o Governo investe, ainda, cerca de um milhão de euros por ano em 10 acordos de cooperação com a Misericórdia e as IPSS’s da ilha de Santa Maria.

Na ocasião, Ana Paula Marques apelou, ainda, à iniciativa privada para investir na área social, pois “existem mecanismos financeiros disponíveis para a criação de novas respostas sociais de âmbito privado”.



GaCS/SM

Sem comentários: