domingo, 25 de abril de 2010

Governo regional já investiu cerca de 12 milhões de euros nas estradas de S. Jorge



O Governo dos Açores já investiu cerca de 12 milhões de euros na reabilitação do sistema viário de S. Jorge. Actualmente o projecto da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos passa pela requalificação e melhoria dos acessos às vilas de Velas e Calheta.

José Contente, que falava na inauguração de mais uma exposição sobre o acervo iconográfico das estradas regionais, desta vez dedicado à rede viária de S. Jorge, salientou que, “numa ilha de orografia complexa, traduzida em estradas de altitude e que vencem vales profundos, o trabalho dos que rasgaram estas vias foi notável num tempo em que o equipamento disponível era muito reduzido, por isso esta exposição inscreve também uma homenagem aos trabalhadores que as construíram”.
A exposição, integrada no programa comemorativo do Feriado Municipal do concelho de Velas, assume-se, referiu o Secretário Regional, como “um retrato temporalmente definido”, que coloca o contraste entre um passado recente e o presente.
Composta por cerca de 70 fotografias, a exposição mostra também uma planta orográfica em tela do século XIX, “elemento de grande valor histórico e que representa um trabalho de recolha e valorização que está em curso na Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos”, disse o governante.
A mostra pode ser vista até ao próximo dia 2 de Maio na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Velas. As próximas exposições serão nas ilhas das Flores e Corvo, após as quais está já programada uma exposição colectiva das nove ilhas, na ilha de S. Miguel, prevista para o final do ano.



<<<>

Sem comentários: