sexta-feira, 30 de abril de 2010

Parque Natural de Santa Maria será pilar da conservação da natureza na ilha



Os Açores têm 29 dos 147 habitats identificados na União Europeia. O arquipélago tem 6512 espécies identificadas, das quais 450 são endémicas. Para Álamo Meneses, a Região “ é um enorme depósito de biodiversidade na Europa”. O Secretário Regional do Ambiente falava na apresentação do Parque Natural de Santa Maria, numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

Para a salvaguarda dessa biodiversidade e da conservação da natureza, o Governo Regional resolveu criar um conjunto de Sítios Protegidos, que depois são agrupados em Parques Naturais. Nos Açores estão criados dez Parques Naturais, nove em cada uma das ilhas e um Parque Oceânico abrangendo aquelas zonas para a conservação da natureza que estão para além do mar territorial.

Segundo Álamo Meneses, “desses parques estão já formalizados do ponto de vista jurídico seis deles, faltam os da Terceira, S. Jorge e Flores, cujos trabalhos finais estão a decorrer para que seja possível também criá-los juridicamente, e o Parque marinho dos Açores que está também numa fase muito avançada de estruturação, com as áreas que vão ser protegidas, duas delas já aprovadas pela União Europeia, e a terceira a ser proposta pelo Governo a breve trecho. É neste contexto que o Parque Natural de Santa Maria nasce. Será o pilar da conservação da natureza na ilha”.

O Parque Natural de Santa Maria foi criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 47/2008/A, de 7 de Novembro, seguindo as directrizes de classificação da IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza, plasmadas no Decreto legislativo Regional n.º 15/2007/A, de 25 de Junho que procede à reforma do regime jurídico de classificação e gestão da Rede Regional de Áreas Protegidas da Região Autónoma dos Açores.

O Parque Natural de Santa Maria, permite a gestão do território, orientada para a conservação da biodiversidade e da geodiversidade bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar dos residentes.

O Parque integra 13 áreas protegidas, nomeadamente a reserva natural dos Ilhéus das Formigas, reserva natural do Ilhéu da Vila, monumento natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e da Prainha, e ainda diversas áreas protegida de habitats e espécies da costa Sudoeste, Ponta do Castelo, Baía do Cura, Pico Alto, paisagens protegidas do Barreiro da Faneca, Baia de São Lourenço, e Baía da Maia, assim como as áreas protegidas para a gestão de recursos da Baia de S. Lourenço, Costa Norte e Costa Sul.

A implementação do Parque Natural prevê diversas acções de conservação. No terreno já são identificadas as acções como a monitorização de aves no Ilhéu da Vila e acções no âmbito do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasoras em Áreas Sensíveis (PREFECIAS) com uma área de intervenção de cerca de 25000 m2 especificamente no Barreiro da Faneca e Pico Alto com incidência na erradicação das espécies Incenso (Pittosporum undulatum), Pica-ratos (Ulex europaeus) e Conteira (Hedychium gardneranum).

Ao nível da visitação, a estratégia passa pela maximização das estruturas existentes, nomeadamente com a dinamização de acções de informação e sensibilização para o património natural da Ilha no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo; bem como pela criação de percursos pedestres que permitam conhecer a paisagem natural e cultural da mais antiga das Ilhas dos Açores.

Na cerimónia de apresentação do Parque Natural de Santa Maria foi exibido o filme “ Império dos fósseis”, realizado por José Serra, da RTP-Açores, e que enfatiza a importância da geodiversidade da ilha mais antiga do arquipélago.



GaCS/SF

Sem comentários: