quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo Acesso à escola em Vila do Porto garante segurança aos peões, fluidez de tráfego e integração paisagística



Evitar situações de constrangimento rodoviário junto à Escola EB1/JI de Vila do Porto é o objectivo que está na origem da empreitada de correcção e reabilitação do caminho da Canada do Campo. O projecto da intervenção foi apresentado esta manhã pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos no âmbito da visita de Governo à ilha de Santa Maria.

A empreitada consiste na criação de mais um acesso à frente da escola de modo a que o trânsito possa fluir sem que haja os habituais engarrafamentos de quem vai levar ou buscar os alunos, além de beneficiar a circulação pedonal no local, porque passará a ter um acesso mais curto e directo ao centro de Vila do Porto, garantindo-se o reforço da segurança na passagem pela ribeira do Sancho.

“Este projecto, lançado a concurso público hoje, corresponde a uma melhoria do acesso à Vila, mas representa sobretudo uma maior segurança para a população escolar que frequenta esta escola”, assinalou José Contente.

Assim, de modo a repor a normalidade da via nas adequadas condições de conforto e segurança para peões e viaturas, o projecto prevê a construção de um pontão na ribeira do Sancho, a pavimentação entre a escola e o pontão, além da criação de passeios em toda a extensão do acesso, 350 metros.

O novo acesso além de garantir a segurança dos condutores e peões, com um percurso mais curto e directo ao centro da vila – que passam a ter um percurso de apenas alguns metros, até agora era de cerca de um quilómetro - permite igualmente a fluidez do tráfego, além de beneficiar o enquadramento da malha urbana com a integração paisagística do acesso, nomeadamente a rotunda em frente á escola, “e com estes objectivos que nós investimos na rede viária de Santa Maria”, acrescentou José Contente.

O Secretário Regional relembrou o grande projecto do Governo dos Açores na reabilitação da rede viária a nível regional, referindo que no caso da ilha de Santa Maria foram já investidos 7,5 milhões de euros, o equivalente a 93 por cento da estrada regional da ilha reabilitada.

A empreitada tem um prazo de execução de seis meses e o valor base da empreitada é de 390 mil euros.



GaCS/VS

Sem comentários: