segunda-feira, 5 de julho de 2010

Carlos César vai encontrar-se com Durão Barroso



O Presidente do Governo dos Açores desloca-se, esta semana, a Bruxelas, para uma reunião com o Presidente da Comissão Europeia.

O encontro com José Manuel Barroso, que decorrerá na próxima quarta-feira, dia 7, pelas 17:00 horas, foi solicitado pela Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM) e tem por principal finalidade debater a estruturação da política de coesão e as perspectivas financeiras da União Europeia para o período 2014-2020.

Carlos César participa neste encontro a convite de Claudio Martini, Presidente da CRPM, numa comitiva que integra ainda os mais altos responsáveis políticos de outras regiões da CRPM, como Carwyn Jones, Primeiro-Ministro de Gales (Reino Unido), Jean-Yves Le Drian, Presidente da Bretanha (França), Ramón Siso, Presidente de Múrcia (Espanha), Gert-Inge Anderson, Presidente de Västra Götaland (Suécia), Jaroslaw Dworzanski, Marechal de Podlaskie (Polónia), Godwin Grima, Secretário Principal de Gozo (Malta) e Gunn Helgesen, Mayor do Condado de Telemark (Noruega).

Neste encontro, ao mais alto nível, de um núcleo restrito de regiões com o Presidente da Comissão Europeia, estão previstas intervenções que abordarão a necessidade de uma política de coesão pós-2013 que seja forte, dotada de meios financeiros adequados, a sua estruturação e um maior envolvimento das regiões, o desenvolvimento de uma interpretação ambiciosa do princípio da coesão territorial e a política marítima integrada, bem como a entrega da posição política da CRPM intitulada “As Regiões, parceiros responsáveis numa Europa que enfrenta dificuldades”.

Recorde-se que o Presidente do Governo dos Açores assumiu, recentemente, em Maio, a presidência da Comissão das Ilhas da CRPM.

Carlos César é também membro, em representação das Regiões Ultraperiféricas, do Bureau Político desta organização de cooperação regional europeia, que reúne mais de 160 regiões costeiras, periféricas e insulares de vinte e oito estados da Europa.



GaCS/CT

Sem comentários: