segunda-feira, 5 de julho de 2010

Governo Regional, em resposta ao PSD, revela que desde 1988 são feitos estudos sobre a opinião política dos açorianos



Na sequência de um requerimento apresentado pelo PSD sobre a encomenda, em 2009, de uma sondagem sobre a opinião política dos açorianos, o Governo Regional dos Açores remeteu hoje para a Assembleia Legislativa uma resposta, na qual afirma que tem mandado fazer várias sondagens, ao longo dos últimos anos, tal como sempre aconteceu nos Açores, pelo menos desde 1988.

Citando um esclarecimento prestado pelo Governo dos Açores em 1995, o Governo reafirma que “o conteúdo desses estudos de opinião mantém um certo conjunto de questões fixas, de enquadramento político geral, às quais se juntam outras, conformes à actualidade circunstancial. Numa democracia pluralista, em que o juiz supremo da governação e dos comportamentos políticos é o cidadão eleitor, a despistagem das expectativas de voto e da imagem dos vários agentes políticos é indispensável para aferir o rumo. Só por lastimosa miopia se pode reduzir o interesse desses estudos de opinião à formulação de estratégias partidárias.”

Continuando a citar a resposta do Governo em 1995, o Presidente do Governo Regional refere que “as informações recolhidas nesses estudos de opinião reservo-as para mim”, facultando-as apenas e na parte que interessam aos que influem ou intervêm na acção governativa. “Nunca” o PS, por meu intermédio, “ teve acesso aos dados incluídos no conteúdo de tais sondagens” e, também, “assim se assegurou que os resultados dessas sondagens não fossem divulgados, impedindo qualquer utilização de tipo político-partidário”.

Sobre a legalidade da contratação em causa, o Governo reafirma que não subsistem dúvidas, sendo igualmente a sua transparência garantida pela publicitação, em caso de ajuste directo, no Portal dos Contratos Públicos.


GaCS/CT

Sem comentários: