segunda-feira, 5 de julho de 2010

Horta têm razões para se orgulhar do seu presente e do futuro que hoje se constrói




O Faial e, em particular, a sua cidade da Horta têm muitas razões para se orgulharem também do seu presente e do futuro que hoje se constrói.

A opinião é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, e foi expressa domingo à noite, no Teatro Faialense, durante a sessão solene que assinalou o 177.º aniversário da elevação da Horta à categoria de cidade.

Falando em representação do Presidente do Governo, Noé Rodrigues destacou o papel que a Horta desempenhou no passado como porto de apoio à frota baleia americana, de reabastecimento de carvão para os navios a vapor, de exportação da laranja e do verdelho, de escala de hidroaviões ou de amarragem de cabos submarinos.

No entanto, adiantou o governante, as infra-estruturas que aqui se constroem nos dias de hoje perspectivam também, com o empenho e o trabalho dos faialenses, um presente e um futuro que a todos nos orgulhe.

Do trabalho entretanto realizado pelos faialenses, o Secretário Regional destacou a recuperação e organização do tecido produtivo da ilha, que agora exporta mais do que é seu, a requalificação do património cultural e do património histórico edificado e a construção, com uma múltipla vertente económica, cultural, lúdica e recreativa, da Horta cidade-mar.

A finalizar, Noé Rodrigues aproveitou a ocasião para homenagear todos os faialenses que, individual ou colectivamente, ajudam a construir a “Mui Leal Cidade da Horta”, como a reconheceu, em 1866, o Decreto de D. Luís I de atribuição do Brasão de Armas à urbe que, pelo apoio dado ao Liberalismo, havia sido elevada a cidade a 4 de Julho de 1833.


GaCS/FG

Sem comentários: