sexta-feira, 9 de julho de 2010

Investimento privado apoiado pelo Governo em S. Jorge ultrapassa os sete milhões de euros




A rapidez de análise, decisão e pagamento dos apoios concedidos ao abrigo do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) tem vindo a constituir-se como “um aliado dos empresários” para o desenvolvimento dos seus projectos e para uma melhor concretização dos objectivos a que estes apoios se destinam, defendeu esta tarde, nas Velas, em S. Jorge, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava durante uma visita à empresa Victor Fernandes, considerou que essa rapidez na análise das candidaturas permite, posteriormente, “uma maior confiança da parte dos empresários, que ficam assim a saber que terão uma resposta rápida aos seus projectos”.

Além disso, destacou ainda, “tem sido também imprimida uma maior velocidade aos pagamentos dos apoios e que, por si, é mais um sinal de que o sistema de incentivos pode e deve ser aproveitado já que este é um instrumento muito precioso para os empresários regionais”.

Para o Secretário Regional da Economia “um sistema de incentivos não vale apenas pela sua taxa de comparticipação, mas também pela forma como responde a quem pretende investir”. Assim, salientou, “nunca terão sido conseguidos prazos de análise de candidaturas tão curtos como os obtidos neste momento”.

Já num encontro com empresário locais, que decorreu ao final da tarde no Auditório Municipal de Velas, destinado a divulgar as recentes alterações introduzidas pelo Governo dos Açores no SIDER, Vasco Cordeiro destacou o facto de “actualmente ser dada uma resposta a qualquer candidatura num espaço, em média, de três meses”.

Além desta rápida resposta, também os pagamentos são efectuados num período que se situa, em média, nos dois meses, comprovando-se assim “que o SIDER tem vindo a afirmar-se como um instrumento de confiança”.

O Secretário Regional da Economia considerou ainda que o SIDER tem assumido grande importância nas ilhas de menor dimensão, como é o caso de S. Jorge. Nesta ilha, durante o ano corrente, estima-se que o SIDER venha a possibilitar a concretização de um volume de investimento privado que ultrapassa os 7 milhões de euros e a criação de cerca de duas dezenas de postos de trabalho”.



GaCS/NM

Sem comentários: