quinta-feira, 8 de julho de 2010

Protecção da Fajã das Pontas está concluída



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar visitou esta tarde, no primeiro dia da visita estatutária do Governo dos Açores a São Jorge, as obras de protecção da orla marítima e de melhoramento de acessos da Fajã das Pontas, na freguesia do Norte Pequeno.

Conforme disse aos jornalistas Álamo Meneses, as intervenções, já concluídas, destinaram-se a garantir a segurança de habitações e outros bens, ao longo da costa Norte de São Jorge, naquela e noutras fajãs, na sequência dos estragos causados pelos fortes temporais do final do ano passado.

O Secretário Regional disse que o que foi feito foi “a reposição e reforço da protecção costeira e de alguns acessos que ficaram danificados pelo temporal dessa altura”, nalguns casos com intervenções a cargo dos serviços do Ambiente e noutros em parceria com as Juntas de Freguesia.

No caso concreto da Fajã das Pontas, a Junta de Freguesia do Norte Pequeno responsabilizou-se pela obra, com financiamento do Governo e, salientou Álamo Meneses, “a verdade é que, decorridos sete meses após o temporal, está totalmente reposta a protecção e substancialmente melhorada”.

O governante destacou ainda o facto de o investimento ter sido relativamente baixo, porque a obra foi feita com recurso aos meios locais, num terreno de difícil acesso, “que permitiu dar uma resposta cabal a um problema que, seguindo os caminhos normais teria custado muito mais dinheiro”.

Por tudo isso, Álamo Meneses elogiou o dinamismo e eficácia da Junta de Freguesia, que permitiu resolver a questão com poucos recursos e com celeridade.



GaCS/FA

Sem comentários: