
Ao longo do ano de 2011, os Centros de Inspeção de Veículos dos Açores receberam um total de cerca de 70 mil viaturas, dos quais quase 52 mil foram veículos para inspeção e 17 mil reinspecções.
Segundo os dados do relatório “Inspeção Técnica de Veículos – Apuramento de resultados de 2011”, agora divulgado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, os automóveis ligeiros foi a categoria mais inspecionada no ano passado, mais de 62 mil veículos, ou seja, cerca de 90 por cento do número total de inspeções.
A ilha de S. Miguel é a que regista o maior número de inspeções técnicas de veículos, com 49 por cento, ou seja, 44 mil automóveis, seguida da ilha Terceira, com 26 por cento. “As restantes ilhas situam-se entre os 2 e os 7 por centro, fazendo um total de 25 por cento do número total de inspeções realizadas na Região”, lê-se no documento.
Comparando os dois últimos anos ímpares, 2011 e 2009, verifica-se um aumento de 10 por cento do número total de veículos inspecionados, o que representa um aumento no parque automóvel dos Açores.
De acordo com o relatório, a relação reinspecções/inspeções é o indicador que representa a qualidade do parque automóvel. Neste sentido, verifica-se que na maior parte das ilhas este índice tem-se mantido constante ao longo dos últimos anos. O melhor parque automóvel continua a ser o da ilha de S. Miguel, com uma relação de cerca de 30 por cento.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário