
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas associou-se hoje à tarde, na Horta, a uma ação de plantação de espécies florestais para ornamentação do espaço exterior ao Centro de Dia da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF).
A iniciativa, que contou com a presença de crianças da Escola EB/JI da Vista Alegre e de utentes do Centro de Dia da APADIF, integrou-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Dia Europeu do Envelhecimento Ativo.
Na ocasião, Noé Rodrigues lembrou que a floresta representa para os Açores um “monumento de enorme importância”, designadamente no âmbito do ordenamento da paisagem açoriana, da proteção dos solos e das questões hídricas.
Segundo referiu, o Governo tem desenvolvido um vasto conjunto de ações visando sensibilizar a comunidade em geral e envolvê-la na medida do possível nestes processos de proteção do nosso património florestal.
Felizmente, adiantou o governante, estamos a conseguir “envolver toda a comunidade” neste processo de sensibilização para a defesa da floresta e “damo-nos por satisfeitos” com as ações de florestação e reflorestação que acontecem por toda a Região.
Ainda sobre a floresta, Noé Rodrigues salientou ainda o trabalho, já de caráter mais técnico, que o Governo tem vindo a desenvolver com vista à certificação da exploração sustentável dos recursos florestais e ao reforço da biodiversidade.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário