
A partir do próximo dia 4 de Março de 2012, a Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Cultura, disponibilizará no diário micaelense Açoriano Oriental uma página com o título “O Património Perto de Si”, cuja publicação será aos domingos, pelo período de um ano.
De acordo com o Diretor Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, este projeto “representa para a Direção Regional da Cultura a materialização de uma das suas missões, a de proporcionar o conhecimento (um melhor conhecimento), e, por consequência, a valorização do Património Cultural Açoriano. Sabemos quanto é importante conhecer o património para que possamos entendê-lo, estimá-lo e preservá-lo. O povo diz sabiamente que ninguém ama o que não conhece. Este é, portanto, o objetivo principal da publicação desta página (…)”.
Com esta iniciativa, a Direção Regional da Cultura visa, por conseguinte, promover e valorizar o património cultural dos Açores, abordando os conceitos de património móvel, imóvel e imaterial, através de imagens e textos de cariz científico, pedagógico e informativo, da autoria de investigadores e especialistas nesta matéria.
Esta ação resulta de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional da Cultura, a CRESAÇOR e o jornal Açoriano Oriental, que se associaram com o objetivo de promover o interesse pelo património móvel, imóvel e imaterial dos Açores, assim como facultar um melhor conhecimento às populações, sobre os agentes edificadores da identidade açoriana. Desde as danças e bailinhos, romeiros, festas religiosas, passando pela literatura e poesia, até à cerâmica, arquitetura e arte, os conteúdos das páginas sobre “O Património Perto de Si” constituirão um manancial de informação que, segundo o Diretor Regional da Cultura, podem nomeadamente ser colecionadas pelos interessados.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário