quinta-feira, 22 de março de 2012

Governo quer criar figura de agente de suporte para apoiar criança abusada

O Governo dos Açores pretende criar a figura de agente de suporte, que irá “acompanhar a criança abusada em todas as diligências necessárias, prestando o apoio psicossocial e evitando uma dupla vitimização”.



O anúncio foi feito hoje pela Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social durante o I Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Povoação subordinado ao tema: “Caminhar com Segurança”, em que esteve presente em representação do Presidente do Governo.


A medida insere-se na elaboração da estratégia regional de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e jovens que visa “contribuir para a deteção, o mais precocemente possível, das situações de abuso e estabelecer os procedimentos a observar pelos diferentes serviços e instituições relativamente à sua sinalização”, com vista a “evitar sucessivas vitimizações da criança abusada”, explicou.


Segundo Natércia Gaspar, o trabalho desenvolvido na Região em matéria de infância e juventude pauta-se por “garantir às crianças o direito a uma vida sem violência”, passando, desde logo, “pelo reconhecimento da família, como elemento fundamental da sociedade”.


Neste sentido, destacou o plano de apoio à família e à criança em risco com vista a “garantir condições capazes de interromper ou minimizar os ciclos de pobreza e exclusão infantil” e lembrou o programa de Redução do Impacto da Violência Conjugal sobre os Menores, que deverá ser implementado a breve trecho.


Falando ainda sobre a importância do combate à violência, Natércia Gaspar realçou que a “exposição a situações de violência jamais poderá ser encarado com um ato isolado na vida da criança na medida em que permanece no tempo, pelas marcas que deixa, por vezes severas, ao nível físico, emocional e psicológico que impedem o pleno desenvolvimento das suas capacidades devido às sequelas que tais vivências deixam ao nível da saúde e da capacidade de aprendizagem”.




GaCS

Sem comentários: