terça-feira, 20 de março de 2012

Veículos em fim de vida têm destino assegurado independentemente da ilha em que forem recolhidos


O Secretário Regional do Ambiente e Mar refutou esta tarde as declarações do deputado do PSD Açores, Paulo Ribeiro, que afirmou que os proprietários de veículos em fim de vida, na Ilha do Faial, estão a ser notificados para abater estes veículos, não o podendo fazer por não existir nenhum operador licenciado para efetuar tal operação naquela ilha.



Álamo Meneses explicou que quando não existe um operador com licença para desmantelar veículos, apenas é dito aos proprietários, através de notificação, que devem encaminhar o veículo para um operador que esteja licenciado a armazená-los, uma vez que existem depois operadores que trabalham com estruturas móveis e que se deslocam pelas ilhas “em determinados períodos que são anunciados e em que as pessoas podem entregar os seus veículos ou nalguns casos os próprios operadores vão recolhê-los, bastando para tal que o proprietário manifeste essa vontade junto do operador”.


Para o Secretário Regional do Ambiente e Mar, o deputado do PSD Açores proferiu por isso “declarações perfeitamente gratuitas” que não traduzem a realidade.


Álamo Meneses esclareceu ainda que “as notificações não correspondem a quaisquer multas”, servindo apenas para “lembrar que é necessário proceder ao desmantelamento do veículo e ao seu encaminhamento para um local adequado”, estando inclusivamente os serviços de ambiente de cada uma das ilhas, disponíveis para “orientar e ajudar os cidadãos que precisem de apoio nessa matéria”.


Já nas ilhas em que existem operadores licenciados, os proprietários de veículos em fim de vida são informados da existência destes, na própria notificação, podendo assim exercer o direito de escolher o operador que desejar.


O Secretário Regional do Ambiente e Mar lembrou ainda que “existem diversas empresas que não têm capacidade para fazer o abate do veículo mas estão licenciadas para armazenamento”, o que significa que “mesmo nos períodos em que não haja na ilha nenhum operador que esteja licenciado para fazer a destruição do veículo, há a possibilidade de solicitar os serviços de um dos operadores de armazenamento” que se encarregará de armazenar o veículo até que um operador de desmantelamento se desloque à ilha.


Este é o procedimento que está a ser seguido em todas as ilhas onde não há, de forma permanente, um operador licenciado.



GaCS

1 comentário:

C disse...

Um golf 1 cabrio no lixo - só pode ser uma mentira do dia 1 de Abril. Um carro que vale, pelo menos, 1500 euros no lixo só em terra de gente rica. Haja saúde!