terça-feira, 3 de abril de 2012

Governo apresenta projeto de recuperação da Casa dos Botes Baleeiros das Lajes do Pico


O Governo dos Açores “tem caminhado no sentido de dar corpo a uma política estratégica de aproveitamento do Mar e de todo o seu potencial de criação de riqueza e de geração de emprego, não apenas nas áreas mais tradicionais, caso dos transportes e das pescas, mas também em novas áreas de desenvolvimento, como é o caso do Turismo”, disse esta tarde, no Pico, o Secretário Regional da Economia.



Vasco Cordeiro, que falava durante a apresentação do projeto de recuperação da Casa dos Botes Baleeiros, nas Lajes do Pico, considerou que a intervenção a desenvolver pelo Governo dos Açores será de “grande importância, não só por contribuir para a preservação da memória de um espaço que tinha importância primordial na vivência das Lajes do Pico, mas também por ser um projeto que pretende afirmar o potencial turístico, e não só, da Vila”. Isto porque, acrescentou, “o projeto, além de servir para dar melhores condições de instalação do Clube Náutico das Lajes do Pico, está dotado de um conjunto de funcionalidades que vão valorizar a forma como a vila se afirma nos circuitos turísticos da ilha”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, existem ainda outras vantagens na concretização deste projeto, “que tem um valor de execução superior a 1,6 milhões de euros, como é o caso de ser desenvolvido em articulação com o projeto mais amplo de beneficiação da zona ribeirinha da Vila”.

Com o projeto hoje apresentado pretende-se efetuar a recuperação e reabilitação da Casa dos Botes Baleeiros. A intervenção que se pretende realizar, ao nível da empreitada de reabilitação, passa pela promoção e recuperação do atual edifício ocupado pelo Clube Náutico e outros edifícios envolventes, de modo a ir ao encontro das necessidades de expansão das valências prestadas por este Clube.

Acresce à salvaguarda do património arquitetónico existente, a promoção da conservação e salvaguarda do património baleeiro, que tem vindo a aumentar nos últimos anos, por relação à recuperação de diversos botes baleeiros.

O local da intervenção é o conjunto edificado constituído por cinco edifícios e respetiva rampa de acesso ao mar, na Vila das Lajes do Pico.

Anexos:
2012.04.03-SRE-CasaBotesBaleeiros.mp3


GaCS

Sem comentários: