segunda-feira, 2 de abril de 2012

Governo articula com Associações critérios uniformes para arroteias no Pico


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, reuniu hoje com as associações agrícolas do Pico no sentido de se definirem procedimentos uniformes que permitam a realização de arroteias, sem por em risco o património natural da ilha.



No encontro, que contou também com a presença do Secretário Regional do Ambiento e do Mar, Álamo Meneses, ficou decidido que os pedidos seriam analisados em conjunto pelas duas secretaria e pelas associações agrícolas, garantindo-se, assim, processos uniformes e salvaguardando-se o interesse fundamental dos equilíbrios ecológico e hídricos, que são necessários manter e preservar.

Deste modo também, se simplifica e desburocratiza a análise dos pedidos, permitindo agilizar os processos “para que os agricultores possam aumentar a sua capacidade de produção e, deste modo, se possa, também, fortalecer a economia do Pico”.

“Isto significa que os agricultores pretendem utilizar todos os terrenos que possam ser aproveitados, para aumentarem o seu efetivo pecuário, reforçando-se também, deste modo a capacidade de exportação dos Açores. Isso é importante, mas deve ser feito de forma a preservar interesses imateriais que podem estar em causa em algumas circunstâncias”, observou Noé Rodrigues.

O Secretário da Agricultura e Florestas ressalva que isto não significa que se verifiquem muitas recusas, pelo contrário, a percentagem de indeferimentos de pedidos de arroteias é muito baixa, o que se pretende é articular melhor os processos e tornar mais célere a sua apreciação.

GaCS

Sem comentários: