sexta-feira, 26 de junho de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo promove oficinas de verão

A Direção Regional da Cultura, através da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove entre 30 de junho e 12 de setembro a realização de diversas atividades de verão.

As diversas oficinas, que pretendem despertar os leitores para o potencial dos livros, apresentando propostas diversificadas que contribuam para a construção de um saber/ser e de um saber/fazer, decorrerão, mediante inscrição prévia, das 14h00 às 16h00 e destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, sendo orientadas por Nisa Cabral e Ana Janeiro do Couto.

De entre as oficinas a dinamizar, contam-se: “O corpo humano e os 5 sentidos”, que se realizará de 30 de junho a 2 de julho, para crianças entre os 6 e os 12 anos. Nesta oficina pretende-se aprender um pouco mais sobre o corpo humano, em especial sobre os órgãos dos sentidos e estimular cada um deles, recorrendo a jogos e provas cegas.

“Às voltas com a geometria” é outra das oficinas direcionadas para crianças dos 6 aos 12 anos, a decorrer entre 6 e 9 de julho, e, depois, de 27 a 30 do mesmo mês,  noutro formato para jovens dos 10 aos 15 anos.

Por sua vez, de 13 a 16 de julho, decorrerá a oficina “Pequenos cientistas” destinada à faixa etária dos 6 aos 12 anos. Com esta oficina pretende-se despertar a curiosidade e o sentido de observação do mundo à nossa volta, sendo, para tal, realizadas várias experiências científicas simples e divertidas, recorrendo a materiais do dia a dia. Ainda para o mesmo público-alvo dos 6 aos 12 anos, decorrerá “A volta ao mundo em 4 dias”, entre 20 e 23 de julho.

Haverá, ainda, lugar ao passatempo “caderneta mágica” que visa incentivar e promover a leitura em tempo de lazer, bem como apresentar um novo desafio que apela à criatividade e incentiva os participantes a construírem a sua própria narrativa. Este passatempo vem dar continuidade à “caderneta de personagens I e II” e à “caderneta de histórias inventadas”, apresentadas nos últimos anos aos nossos leitores.

Por outro lado, refira-se que o horário de verão da Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo entrará em vigor em 1 de julho, pelo que a atividade Hora do Conto passará a decorrer às sextas-feiras, com marcação prévia, às 10h30 para o público escolar e às 14h00, com entrada livre, para o público em  geral.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: