quarta-feira, 17 de junho de 2015

Governo dos Açores participa na reunião da Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, participa a 19 de junho, em Vila Nova de Gaia, na reunião da Comissão de Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões, que vai debater, entre outros temas, a aquicultura europeia.

Na agenda desta reunião, merece destaque o debate e adoção de um parecer de iniciativa sobre ‘O futuro da aquicultura europeia’, além da troca de pontos de vista sobre os pareceres de iniciativa relativos à simplificação da Política Agrícola Comum (PAC) e à ‘Inovação e modernização da economia rural’.

No âmbito deste encontro realiza-se quinta-feira, 18 de junho, um seminário sobre ‘Inovação e modernização da economia rural’, que contará, por indicação do Governo dos Açores, com a intervenção de João Monteiro, da empresa 'Easy Fruits & Salads'.

O empresário açoriano vai apresentar o exemplo de empreendedorismo desta empresa no âmbito da modernização das economias rurais das regiões da Europa.

O programa do seminário inclui três sessões, sendo uma sobre o contributo da política de desenvolvimento rural para a modernização da economia rural, outra sobre os territórios rurais inteligentes na política regional europeia e a terceira, na qual intervém o jovem empreendedor açoriano, sobre o desenvolvimento das competências necessárias para o emprego nas zonas rurais e remotas.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões desde a sua criação, sendo atualmente representada pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, como membro efetivo, e pelo Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, como membro suplente.

A Comissão de Recursos Naturais (NAT) é uma das seis comissões do Comité das Regiões, sendo responsável pela coordenação do trabalho deste órgão em áreas como o desenvolvimento rural e a Política Agrícola Comum (PAC), pescas e política marítima, proteção dos consumidores,  florestas e turismo.

O Comité das Regiões é um órgão consultivo das instituições europeias que representa as entidades regionais e locais da União Europeia, contando atualmente com 353 membros oriundos dos 28 Estados Membros.



GaCS

Sem comentários: