quarta-feira, 17 de junho de 2015

Museu Carlos Machado acolhe conferência “Vidas de Santos”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado e no âmbito de uma parceria com a Pastoral de Cultura da Diocese de Angra, promove a 20 de junho, no Núcleo de Arte Sacra, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, a realização da conferência "Vidas de Santos: natureza, função e estrutura da narrativa hagiográfica", por Paulo Menezes.

A conferência, que terá início pelas 16h00, insere-se na dinamização da exposição temporária "Registos e Maquinetas Devocionais", que reúne um extenso conjunto de objetos colecionados por Cândido de Medeiros, natural de Vila Franca do Campo, assim como expressões plásticas contemporâneas com raízes nas tradições populares de outrora, da autoria de Catarina Branco e Sofia de Medeiros.

Paulo Menezes, orador desta conferência, é docente do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores, sendo doutorado em Literaturas Românicas Medievais, especialidade de Literatura Portuguesa Medieval.

A teoria da literatura e a linguística textual são outras áreas a que tem dedicado a sua investigação.

A conferência visa divulgar as raízes, a intencionalidade comunicativa e o modo de organização narrativa de uma prática textual marcada por uma impressiva eficácia doutrinária e formativa.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: