quarta-feira, 17 de junho de 2015

Laboratório Regional de Engenharia Civil promove formação prática sobre anomalias em edifícios

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) vai realizar no final deste mês, em S. Miguel e no Faial, um curso prático sobre anomalias em edifícios, que envolve a observação no terreno de casos reais, com vista à sua reabilitação sustentável.

O curso de formação terá lugar a 22 e 23 de junho, em Ponta Delgada, e a 25 e 26 de junho, na Horta, estando as inscrições abertas na página do LREC na Internet, no endereço eletrónico www.lrec.azores.gov.pt.

O curso, intitulado “Observação, registo e diagnóstico de anomalias em edifícios, para uma reabilitação sustentável. Uma abordagem prática (in loco)”, visa promover a observação de casos reais, possibilitando a reflexão e discussão entre técnicos e o confronto de diferentes perspetivas perante as situações, bem como o exercício do contraditório, domínios essenciais à formação de técnicos que se dedicam à reabilitação de edifícios, mas geralmente menos explorados pelas formações tradicionais.

Além do conhecimento teórico sobre a patologia da construção, nas suas múltiplas vertentes, essencial para reabilitar edifícios, é necessário também conhecer estratégias de atuação 'in loco', não só em termos práticos (o que observar, como fotografar, como interpretar, que ensaios expeditos executar), mas também em termos formais relativos à forma como se elabora e estrutura este tipo de relatório.

Todas as intervenções de reabilitação de edifícios exigem a avaliação prévia do seu estado de conservação e, em particular, a identificação das anomalias existentes, prováveis causas, consequências e presumível evolução.

É com base nestas etapas de observação, registo e diagnóstico que se elaboram relatórios preliminares de patologia e reabilitação, que permitem identificar estratégias a adotar e definir o nível e complexidade técnica e económica, bem como avaliar a expetativa de sucesso do projeto.



GaCS

Sem comentários: