segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sérgio Ávila diz que exportações açorianas aumentaram 20,7% no primeiro trimestre de 2015

O Vice-Presidente do Governo Regional revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que em termos homólogos as exportações de bens nos Açores aumentaram 20,7% e as importações diminuíram 5,1% no primeiro trimestre de 2015.

“Apesar de termos consciência de que o nosso conceito de exportação e importação não é aquele que se infere da estatística nacional”, que não reflete o facto de o mercado nacional ser para os Açores um mercado de exportação, estes dados “são muito positivos”, disse Sérgio Ávila no final da visita que realizou esta manhã a feiras de produtos regionais em duas superfícies comerciais da ilha Terceira.

“No espaço de dois anos conseguimos duplicar os apoios concedidos no âmbito da comercialização e exportação de produtos açorianos, o que constitui um indicador de que temos vindo a crescer de forma muito significativa na exportação”, frisou o governante.

Sérgio Ávila sublinhou ainda que, “no sentido de anularmos importações”, o Governo Regional criou também um programa de apoio à restauração e hotelaria para aquisição de produtos regionais, o qual registou, de 2013 para 2014, uma quadruplicação dos apoios concedidos.

“A promoção e valorização dos produtos açorianos constituem um elemento essencial na estratégia de desenvolvimento económico da nossa Região”, referiu o Vice-Presidente, adiantando que o Governo dos Açores tem vindo a implementar um conjunto de medidas para “potenciar os produtos açorianos e criar condições para o crescimento da atividade produtiva regional”.

É nesta estratégia de valorização dos produtos açorianos e de potenciação do consumo preferencial de produtos da Região que se insere o apoio do Governo a estas feiras que decorrem nas superfícies comerciais dos Açores, observou o Vice-Presidente do Governo.

A finalizar, Sérgio Ávila incitou ainda os Açorianos, enquanto “agentes ativos que podem contribuir para aumentar ainda mais o emprego nos Açores”, a consumir produtos açorianos, acrescentando que “ao consumir produtos açorianos estamos a dar emprego aos Açorianos”.

Anexos:
2015.06.22-VP-ExportaçõesAumentaram.mp3

GaCS

Sem comentários: