terça-feira, 16 de junho de 2015

Exposição "Dacosta 1914-2014" abre quinta-feira em Angra do Heroísmo

O Governo dos Açores, no âmbito da Temporada Artística 2015, promove quinta-feira, 18 de junho, a abertura da exposição itinerante "Dacosta 1914-2014", que estará patente até 13 de setembro no Museu de Angra do Heroísmo.

A exposição, organizada pelo Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Direção Regional da Cultura e o Museu de Angra do Heroísmo, é composta por 48 peças, distribuídas pelas salas do Capítulo e Dacosta, permitindo aos visitantes ter uma abordagem global da obra do pintor terceirense.

A inauguração terá lugar pelas 18h30, seguindo-se uma visita guiada pelo comissário da exposição, José Luís Porfírio, e uma conferência de Fernando Rosa Dias sobre o tema “A investigação do catálogo raisonné digital de António Dacosta – virtudes de produção e utilização do formato digital”.

José Luís Porfírio é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e realizou o Curso de Conservador de Museu no Museu Nacional de Arte Antiga, instituição de que foi diretor entre 1996 e 2004.

Crítico de arte desde 1972, publicou, entre outras, monografias sobre Menez, Rogério Ribeiro e José de Guimarães.

Fernando Rosa Dias é doutorado em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e professor auxiliar da área de Ciências da Arte e do Património na mesma instituição, além de membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), onde coordena atualmente a Secção de Ciências da Arte e do Património – Francisco de Holanda.

Tem investigado sobre arte portuguesa moderna e contemporânea e sobre temas em torno das relações entre as artes, as novas tecnologias e a arte ou ainda sobre o cinema experimental, a imagem e a investigação em arte, tendo coordenado a investigação do catálogo raisonné de António Dacosta, entre 2009 e 2014.


A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: