segunda-feira, 15 de junho de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo promove exposição de receitas de cozinha

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove quarta-feira, 17 de junho, a inauguração de uma exposição de receitas de cozinha da Casa do Morgado José Borges Corte-Real.

O evento, que terá início pelas 18h00, inclui uma palestra de Ana Maria Costa sobre “A Doçaria Conventual e Burguesa dos Açores”.

Nesta exposição, que estará patente até 11 de setembro no átrio e na sala de Reservados do Palácio Bettencourt, são apresentados alguns dos originais das receitas que integram o fundo documental Morgado José Borges, que se encontra à guarda da Biblioteca Pública de Angra.

O Morgado José Borges, que nasceu em 1819, em Angra do Heroísmo, onde faleceu em 1903, distinguiu-se como membro do Partido Regenerador na ilha Terceira, ao qual prestou muitos serviços, principalmente em atos eleitorais.

Ao longo da sua vida, foi oficial de milícias e ganadeiro, exerceu cargos no Conselho de Distrito e na presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, além de ter sido Governador Civil substituto em 1876.

Ana Maria Costa, reputada doceira terceirense, nasceu em Angra do Heroísmo numa família com créditos firmados na doçaria tradicional, conventual e burguesa, tendo o seu pai sido proprietário de uma pastelaria conhecida pela doçaria de alta qualidade, que marcou durante décadas a vida social de Angra do Heroísmo.

Com base nas receitas da sua mãe e da sua madrinha, na lembrança dos paladares, das formas e dos odores, Ana Maria Costa produz e reproduz, artesanalmente, uma vasta gama de doces regionais da ilha Terceira, cujas fórmulas passaram de geração em geração, envoltas em algum secretismo.

As heranças, a vocação e a grande paixão pela doçaria levam-na a fazer muitas pesquisas sobre a matéria, que resultaram num trabalho que apresentou, na Madeira, num simpósio sobre Gastronomia que envolveu as ilhas da Macaronésia, mas também em Lisboa e em Ponta Delgada.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt



GaCS

Sem comentários: