segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cento e vinte docentes e psicólogos iniciam, no âmbito do ProSucesso, ação de formação

Cento e vinte educadores de infância e psicólogos das escolas com jardim de infância das redes pública, particular, cooperativa e solidária dos Açores iniciaram hoje, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, uma ação de formação de cinco dias, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso.

Esta formação, de acordo com a Direção Regional da Educação (DRE), contará com outros momentos formativos ao longo do próximo ano letivo, em regime de oficina de formação, abrangendo docentes  de outros níveis de ensino.

Segundo a DRE, pretende-se, no próximo ano letivo, através da construção e implementação de um projeto educativo de sala pelo respetivo educador de infância, estimular “uma partilha de estratégias que promovam, nas crianças, a literacia e as competências sociais consideradas fulcrais para que as mesmas aprendam a “ler” o mundo que as rodeia, através de várias linguagens, onde se aliam as competências cognitivas à sensibilidade artística, emocional e à cultura dos valores indispensáveis para uma interação produtiva e saudável com os pares”.

“Para tal, é necessário incrementar, junto dos educadores de infância, um trabalho colaborativo onde se planificam processos, estratégias e modos de progressão, de forma que, ao entrarem para o 1.º ciclo, todas as crianças possam ter desenvolvido as competências consideradas fundamentais para a continuidade do seu percurso educativo”, adianta.

Este momento formativo tem por base as conclusões de um projeto financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) levado a cabo, durante o ano letivo 2011/2012, pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto, em colaboração com a Escola Básica Integrada de Biscoitos e a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba.

Os resultados desse estudo demonstram que “a baixa competência ao nível de vocabulário estava associada a outras dificuldades nas áreas de literacia e da autorregulação, apontando para a interligação entre as várias áreas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças”.



GaCS

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