domingo, 14 de junho de 2015

Obras de reconstrução no Porto Judeu foram feitas “com dinheiro dos Açorianos e em prol dos Açorianos”, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, na Terceira, que toda a obra de recuperação efetuada na freguesia do Porto Judeu, na sequência dos estragos causados pelas intempéries, “foi feita com dinheiro dos Açorianos e em prol dos Açorianos”.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de inauguração da obra de recuperação dos arruamentos municipais do Porto Judeu, afetados pelas intempéries de 2012 e 2013, salientou o simbolismo deste dia, “porque representa o esforço conjunto que foi feito pelo Governo dos Açores, pela Câmara Municipal de Angra, pela Junta de Freguesia do Porto Judeu e ainda pela população do Porto Judeu, para recuperar a freguesia e para que se possa hoje viver melhor no Porto Judeu”.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que neste dia “também não podemos esquecer aqueles que recusaram a ajuda”, recordando que “o Governo dos Açores solicitou que fosse ativado o princípio de solidariedade nacional e o Governo da República negou” esse apoio.

Para Vítor Fraga, convém também “não esquecer aqueles que tiveram duas caras neste processo” e que, “na Assembleia Regional, apoiaram o pedido de ajuda ao Governo da República, mas quando estavam na Assembleia da República, sob uma tímida abstenção, disseram não à ajuda aos Açores”.

Na sua intervenção, frisou que “todo o trabalho que havia a ser feito, foi efetuado”, salientando “o apoio à reabilitação de 21 moradias e o apoio direto a 23 famílias, para poderem adquirir equipamentos domésticos”.

Esse apoio foi possível, segundo Vítor Fraga, “fruto de uma cooperação entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Junta de Freguesia do Porto Judeu”, cumprindo assim a prioridade de “criar condições para que a população do Porto Judeu pudesse recuperar o seu dia-a-dia com normalidade e pudessem ser criadas condições para que no Porto Judeu se viva melhor, no fundo, retomar aquilo que era o seu quotidiano”.

O Secretário Regional reiterou ainda o compromisso do Governo dos Açores “de continuar a trabalhar em conjunto com as autarquias, com as juntas de freguesia e com as entidades privadas".

"Entendemos que é do trabalho conjunto que se consegue fazer mais e melhor em prol das nossas populações, porque o nosso principal objetivo é criar condições para que seja cada vez melhor viver na nossa terra”, afirmou.

Vítor Fraga salientou que, “em relação à rede viária, a obra já está totalmente completa”, encontrando-se atualmente em curso "o reperfilamento da Ribeira do Testo, que se prevê que tenha uma conclusão muito em breve”.

Anexos:Fotos: GaCS/HB


GaCS

Sem comentários: