domingo, 14 de junho de 2015

Governo dos Açores celebra contratos de financiamento com 16 vitivinicultores da ilha Terceira

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente assinou hoje, na Praia da Vitória, contratos de concessão de apoio financeiro a 16 vitivinicultores da ilha Terceira, que abrangem cerca de 10 hectares na Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos, ao abrigo do novo sistema regional de incentivos.

Luís Neto Viveiros frisou que estes apoios, no valor de mais de 20 mil euros, “destinam-se à manutenção de vinha na área de paisagem protegida” dos Biscoitos, uma zona costeira no concelho da Praia da Vitória com terrenos compartimentados por curraletas, pequenas parcelas delimitadas por muretes de pedra para a produção de vinho.

Frisando que esta área se distingue “pela existência de valores paisagísticos e culturais, numa paisagem humanizada tradicional de elevado valor estético mas, também, produtivo”, o titular da pasta da Agricultura e Ambiente afirmou ter a expetativa de que se obtenha nos Biscoitos o sucesso conseguido na recuperação e dinamização da vinha do Pico.

“Pretendemos com este inovador sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais combater o progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo”, afirmou Neto Viveiros.

Segundo o Secretário Regional, o novo regime de incentivos, gerido pela Direção Regional do Ambiente, destina-se à manutenção de paisagens tradicionais da cultura da vinha, em currais e em socalcos, e de pomares de espécies tradicionais em todas as ilhas, desde que estejam situadas em áreas de paisagem protegida ou fajãs costeiras, integradas nos parques naturais de ilha e em reservas da biosfera.

Luís Neto Viveiros salientou, por outro lado, que, no âmbito do plano de ação para recuperar, preservar e incentivar de forma integrada o aproveitamento de todo o potencial de riqueza da paisagem da vinha e da produção de vinho no arquipélago, o Governo dos Açores, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, apoia os vitivinicultores através do VITIS.

Este programa, cofinanciado por fundos europeus, tem como objetivo aumentar a competitividade dos produtores de vinho, através da reestruturação da vinha e da melhoria da qualidade do vinho.
 Desde a sua entrada em funcionamento, no ano passado, este programa já apoiou em mais de dois milhões de euros 40 projetos na Região.

O Secretário Regional destacou o “simbolismo” da cerimónia de assinatura ocorrer no âmbito da Feira Agrícola Açores, reafirmando que “apoiar a agricultura é apoiar todo o desenvolvimento económico e social da Região, na medida em que contribui, significativamente, para o crescimento de muitos outros setores de atividade”.

Nesse sentido, apontou “a valorização da oferta gastronómica e enológica, que aqui nos junta, uma oferta cada vez mais valorizada e premiada no exterior da Região”, assegurando “que os produtores e cooperativas podem contar com o apoio dos técnicos e dos serviços oficiais”.



GaCS

Sem comentários: