quinta-feira, 18 de junho de 2015

Próxima reunião da Comissão Bilateral será nos Açores por proposta de Vasco Cordeiro

Na sequência da última reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos, em que participou o Presidente do Governo dos Açores, a próxima reunião vai se realizar na Região por proposta de Vasco Cordeiro.

A Comissão Bilateral Permanente é o organismo instituído pelo Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, de 1995, encarregue de promover a execução daquele acordo e a cooperação entre os dois países.

A próxima reunião ordinária da Comissão Bilateral Permanente vai, assim, decorrer em novembro ou dezembro deste ano nos Açores.

Por indicação de Portugal, da agenda desta próxima reunião constará um ponto sobre a intenção de alterar o Acordo de Cooperação e Defesa, conforme ficou estabelecido na Declaração Conjunta acordada em Washington.

Recorde-se que o Presidente do Governo participou na reunião extraordinária da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos, que decorreu na última terça-feira, em Washington, para analisar especificamente o processo da Base das Lajes.

Desta reunião resultaram avanços importantes nas questões relativas à presença norte-americana nas Lajes, assim como a criação de um quadro de eventuais usos alternativos para esta base da ilha Terceira.


GaCS

Sem comentários: