domingo, 14 de junho de 2015

Rodrigo Oliveira visitou Escola Portuguesa das Bermudas, apoiada pelo Governo dos Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas visitou a Escola Portuguesa das Bermudas, apoiada desde 2004 pelo Governo dos Açores, e esteve reunido com a direção do Clube Vasco da Gama.

Rodrigo Oliveira salientou a relevância do apoio que esta instituição, quase a completar 80 anos de atividade, tem prestado aos Açorianos residentes nas Bermudas, nomeadamente “a promoção das tradições populares e de convívio da comunidade e, muito em particular, do ensino da Língua Portuguesa” neste arquipélago.

O Subsecretário Regional, que falava sábado no final da visita, recordou que “o Governo dos Açores apoia a Escola Portuguesa desde 2004, ano em que o Governo da República deixou de o fazer".

"Foi este apoio e parceria, através da Direção Regional das Comunidades, que então assegurou a continuidade desta escola, do mesmo modo que atualmente o único apoio institucional que recebe decorre precisamente do protocolo celebrado com o Governo dos Açores”, frisou.

“É, por isso, com imensa satisfação que vemos o sucesso destas aulas, destinadas a alunos de tenra idade, melhor preparando assim o futuro desta comunidade e a formação dos seus jovens", acrescentou o Subsecretário Regional.

Rodrigo Oliveira, que foi acompanhado na visita pelo Presidente do Clube Vasco da Gama, Dennis Rodrigues, e por outros elementos da Direção, adiantou que a instituição "pretende aumentar a oferta em mais uma turma, com aulas três vezes por semana, no próximo ano letivo”.

“É fundamental este contributo de todos os que desempenham um papel ativo na defesa da Açorianidade e na afirmação da nossa Diáspora no mundo”, afirmou Rodrigo Oliveira, acrescentando que “para além do ensino da Língua Portuguesa, esta escola tem dinamizado e estimulado o conhecimento e a preservação do património cultural da terra de origem dos pais e avós destes alunos”.

O Subsecretário Regional transmitiu ainda o compromisso do Governo dos Açores em “prosseguir com a colaboração com o Clube Vasco da Gama e a Escola Portuguesa das Bermudas”, pois, conforme realçou, “esta é uma relação de parceria, em que se reconhece a relevância de todo o trabalho desenvolvido por dirigentes e associados, bem como o envolvimento da comunidade portuguesa residente neste arquipélago”.



GaCS

Sem comentários: