segunda-feira, 15 de junho de 2015

Museu Carlos Machado promove conferência sobre "Potencialidades e Constrangimentos do Turismo de Jardins em S. Miguel"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove quarta-feira, 17 de junho, na Igreja do Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de uma conferência sobre "Potencialidades e Constrangimentos do Turismo de Jardins em S. Miguel", por Raimundo Quintal.

Esta iniciativa, que terá início pelas 18h00, insere-se no ciclo de conferências integrado na exposição “Natureza em Dialogo”, que o Museu Carlos Machado tem vindo a realizar desde 18 de abril.

Viajar com o objetivo de visitar jardins é uma das atividades de turismo mais procurada atualmente, sendo maior nos Estados Unidos o número de pessoas que o faz do que o total das que visitam a 'Disneyland' e a 'Disneyworld'.

O 'Garden Tourism' é um nicho de turismo especializado nas visitas a jardins que se notabilizam pela riqueza botânica, pelo colorido das suas flores e pela arte como são interligados os elementos naturais.

A ilha de S. Miguel tem jardins, parques e matas ajardinadas com grande riqueza florística e notável qualidade paisagística, possuindo potencialidades para atrair admiradores das plantas, estudiosos dos segredos da botânica e aficionados dos jardins.   

O mau estado de alguns desses espaços verdes e a falta de uma estratégia comum de conservação, divulgação e promoção constituem, no entanto, constrangimentos para que esta ilha se assuma como um ‘hot spot’ no mundo do Turismo de Jardins.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: