quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Apoios à habitação continuam a ser determinantes para as famílias açorianas, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os programas de apoio à habitação, em particular a vertente do incentivo ao arrendamento, continuam a ser “muito importantes” na garantia de apoio às famílias açorianas em função dos seus rendimentos.

“Continua a ser muito importante e esta vertente do incentivo ao arrendamento, um programa que a Região criou especificamente, veio criar uma alternativa à construção de habitação pela Região e ao seu arrendamento”, frisou Andreia Cardoso, em declarações à margem de uma visita a obras de reabilitação do parque habitacional da Região Autónoma dos Açores na ilha Terceira.

A Secretária Regional adiantou que o programa permite “dinamizar um mercado que é privado, garantindo o apoio às famílias em função dos rendimentos, da dimensão do agregado familiar e de outras questões que são critérios fundamentais na apreciação de cada uma das candidaturas”.

Andreia Cardoso revelou ainda que, nesta legislatura, apenas na ilha Terceira, o Governo dos Açores já investiu 1,8 milhões de euros na reabilitação de 158 imóveis, quer propriedade da Região, quer propriedade de particulares.

“Na componente de imóveis da Região, já foram investidos 420 mil euros e estimamos, até ao final da presente legislatura, investir 630 mil euros na reabilitação e recuperação de 21 habitações sociais”, acrescentou.

No corrente ano estão a ser realizadas obras de reabilitação profunda em três habitações da Região, por administração direta dos serviços da Direção Regional da Habitação, envolvendo um investimento de cerca de 75 mil euros.

Foram igualmente adjudicadas quatro empreitadas num montante global de cerca de 158 mil euros, sendo duas no concelho de Angra do Heroísmo e duas no concelho da Praia da Vitória.

“Todos estes investimentos no parque habitacional, quer da Região, quer dos particulares, têm em vista a melhoria das condições de habitação das famílias açorianas, garantindo condições de segurança e conforto”, frisou a Secretária Regional, referindo que concorrem, igualmente, para a dignificação do património habitacional da Região e dos particulares.

Na visita hoje realizada, foi assinado um contrato para a empreitada de reabilitação de uma habitação unifamiliar na freguesia de Porto Martins, concelho de Praia da Vitória, com o valor de cerca de 74 mil euros.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: