quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Juventude é força de desenvolvimento e progresso dos Açores, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou hoje, em Vila Franca do Campo, que os jovens são uma "força importantíssima do desenvolvimento”, indispensável para que se continue “a caminhada pelo progresso dos Açores”.

Isabel Rodrigues falava na abertura das comemorações do Dia Internacional da Juventude, que decorreram este ano na Praia da Vinha da D´Areia, numa parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

Para a Secretária Regional, este dia cumpre duas funções essenciais, nomeadamente celebrar “a energia, a irreverência, as ideias e a capacidade de criar dos jovens açorianos” e, por outro lado, lembrar “a existência de políticas públicas que ajudem os jovens no seu desenvolvimento, na construção da sua autonomia e que lhes deem ferramentas para a sua realização pessoal e profissional”.

Numa intervenção perante as dezenas de jovens que participaram nas comemorações, Isabel Rodrigues deixou uma palavra de “esperança renovada”, assegurando que o Governo dos Açores “todos os dias trabalha para fazer mais e melhor pelos seus jovens”.

Nesse sentido, apontou alguns dos programas e medidas divulgados neste evento, e que o Governo tem vindo a implementar através da Direção Regional de Juventude, destinados a apoiar os jovens na construção do seu futuro e na sua participação na comunidade.

Desde o apoio às associações de juventude, “que são elementos essenciais agregadores daqueles que são os vossos interesses e da vossa capacidade de intervenção nas vossas comunidades”, salientou Isabel Rodrigues, até aos programas de apoio à criatividade dos jovens, como o 'Põe-te em cena' e o 'Labjovem', ou os programas de apoio à mobilidade, como o Cartão Interjovem, “um grande instrumento do Governo dos Açores que este ano procuramos melhorar descendo substancialmente o preço no escalão dos 13 aos 23 anos”.

O programa que assinalou o Dia Internacional da Juventude incluiu torneios desportivos de praia, concertos musicais e aulas de zumba, aliando o entretenimento à promoção de estilos de vida saudável e o incentivo à participação cívica.

Anexos:
2015.08.12-SRAPAP-DIJ.mp3

GaCS

Sem comentários: